Face à denúncia da falta de pagamento do Hospital de Cantanhede a 20 enfermeiros, do resultante da progressão na carreira desde 2018, o PCP questionou o Governo, exigindo o pagamento dos montantes em falta. A pergunta encontra-se em anexo.
Falta de pagamento do Hospital de Cantanhede aos enfermeiros que progrediram na carreira
O PCP tomou conhecimento que cerca de 20 enfermeiros que trabalham no Hospital de Cantanhede não estão a ser devidamente remunerados por via da progressão na carreira.
Em 2018 por via do descongelamento das progressões na carreira na Administração Pública, foram atribuídos pontos a este conjunto de enfermeiros, fazendo-os avançar na tabela salarial da carreira de enfermagem. Apesar desta progressão na carreira, justamente alcançada, o Hospital de Cantanhede nunca procedeu aos pagamentos devidos.
É essencial desbloquear as verbas necessárias para responder a esta situação, repondo a justiça, pagando o que é devido a estes trabalhadores e garantindo o justo e atempado pagamento daqui para a frente.
A valorização salarial destes trabalhadores é urgente e essencial, sendo também urgente que o que já está vertido em lei seja também realidade e que os valores em falta sejam pagos a estes trabalhadores com a maior brevidade.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, as seguintes questões:
-
Tem o Governo conhecimento desta situação?
-
Que medidas tomará para resolver a falta de verba desta instituição para cumprir a lei?
-
Quando serão estes trabalhadores ressarcidos pelos valores em falta?