Featured

Coimbra: Alterações ao trânsito não fornecem alternativas e agravam problemas!

 

Coimbra

Alterações ao trânsito não fornecem alternativas e agravam problemas!

As alterações na circulação anunciadas pelo Executivo Municipal - PS, LV, PAN, CpC - vêm dificultar a vida de quem vive e trabalha na Baixa e na Alta de Coimbra. Sobrecarregam o trânsito nas já saturadas Avenida Fernão de Magalhães e Rua de Aveiro. Não apontam uma verdadeira coordenação e integração das várias formas de transportes. Não apontam soluções claras para acesso ao Mercado Municipal e ao Comércio da Rua da Sofia e da Baixa. Reduzem acessos à Alta. Nada dizem sobre parques alternativos de estacionamento. São anunciadas sem promover a participação e o esclarecimento de habitantes e comerciantes.

Está cada vez mais difícil circular em Coimbra. A falta de planeamento de obras no espaço público, a destruição de ferrovia, a concentração de serviços na zona dos Hospitais, a falta de ordenamento, a falta de estacionamentos, as dificuldades nos transportes são alguns dos aspectos que têm agravado os problemas de trânsito. A alterações anunciadas, para além de não encontrarem soluções, vêm agravar alguns destes factores. 

O PCP defende:

1. A promoção de uma verdadeira participação das populações. É preciso ouvir os alertas da população e dos comerciantes e lojistas, tê-las em conta e agir em conformidade.

2. Uma verdadeira coordenação dos transportes. As alterações e suprimentos de linhas dos SMTUC, acrescentam constrangimentos, aumentam custos e obrigam a mais transbordos. (um exemplo: O percurso entre a Solum e a Estação velha podia fazer-se em apenas uma viagem e passará a ter que se fazer dois transbordos). Tal como o PCP denuncia há anos, a entrada em funcionamento do Metrobus trouxe dificuldades acrescidas para os SMTUC. Uma solução feita a remendos que procura adequar a cidade ao sistema de Metrobus e não o sistema de transportes à cidade, como seria adequado e lógico.

3. Ligação entre a Estação de Coimbra-B e a Estação Nova não pode ter custos para o utente da ferrovia. O encerramento da Estação da Cidade foi um erro. Os utentes da ferrovia que, até agora, podiam aceder à Estação Coimbra Cidade com o bilhete do transporte ferroviário, terão agora que usar outro meio de transporte, mas não podem ter custos acrescidos.

4. Construção de mais Parques de Estacionamento, ordenados, gratuitos e com ligação aos transportes públicos. A população, o comércio, os que trabalham na baixa serão amplamente prejudicados com o fim da gratuitidade do estacionamento no convento. Sem alternativas de estacionamento, aumentarão os impactos negativos na Baixa.
5. Uma cidade para viver, não para especular! A alteração do Plano Director Municipal abre portas à especulação imobiliária em zonas de Coimbra apetecíveis aos interesses económicos. Os espaços à beira rio já estão a ser apropriados por fundos imobiliários (i.e. Edifício da Cooperativa Agrícola). A deslocação da Presidente da Câmara de Coimbra a várias feiras de mercado imobiliário, adensa as preocupações.
6. Combate à concessão ou empresarialização dos SMTUC. A entrega de um serviço público a privados significa sempre uma aceleração da degradação do serviço, uma redução de oferta e aumentos generalizados de preços.

7. Protecção do comércio tradicional. A promoção das grandes superfícies comerciais, contrasta com as dificuldade criadas ao pequeno comércio e cria uma pressão para a descaracterização e definhamento da cidade.

A luta das populações será fundamental para exigir uma cidade para se viver e trabalhar, assim como uma gestão municipal liberta dos grandes interesses económicos. A população de Coimbra pode contar com o PCP e com a CDU para lutar por uma outra política no poder local em Coimbra!

Related Articles

centenário acções coimbra

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg

Free Joomla! templates by AgeThemes