O PCP questionou o governo sobre o levantamento dos carris da linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira. O PCP tem vindo a intervir na defesa deste ramal tão importantes para os concelhos de Mealhada, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.
A linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz assume uma importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da região e para mobilidade das populações, ligando aos centros urbanos de Figueira da Foz e Coimbra.
Esta linha foi encerrada no dia 4 de Janeiro de 2009 por alegadas razões de segurança no dizer da REFER. Foi assegurado que o encerramento seria temporário e para realizar obras. O governo do PS, questionado pelo PCP, garantiu em Abril de 2009 que as obras seriam iniciadas em breve.
O PCP sempre exigiu a sua modernização. Foram várias as campanhas, posições públicas e iniciativas parlamentares do PCP dando resposta às exigências dos utentes na exigência de obras na linha, da sua eletrificação, carruagens confortáveis e horários compatíveis com as deslocações para o trabalho, para a escola e para as unidades de saúde. A recuperação da
linha passa pela manutenção do transporte de pessoas e mercadorias e obras de recuperação de estações e apeadeiros.
Esta linha deverá dar seguimento à Linha da Beira Alta até ao Porto da Figueira da Foz e Linha do Oeste e deverá assumir um papel no processo de mobilidade de pessoas e bens na região. É inaceitável que os sucessivos Governos tenham destruído e desvalorizado o transporte ferroviário até porque este transporte é mais ecológico e de maior futuro.
O último Governo do PS é responsável pelo encerramento do Ramal Ferroviário de Pampilhosa - Cantanhede - Montemor -o-Velho - Figueira da Foz, e atual governo do PSD/CDS é responsável pela não realização das obras e a pela não reabertura da linha. O estado de abandono da linha é tal que, nos últimos tempos, foram notícia os roubos de carris.
É uma necessidade premente que se realizem as obras, que o Ramal seja modernizado, reaberto a passageiros e mercadorias, com horários compatíveis, para bem dos concelhos abrangidos, benefício das respetivas populações, do desenvolvimento comercial, industrial e dos serviços.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, a deputada do PCP, Rita Rato, solicitou ao Governo que por intermédio do Ministério da Economia e Emprego, lhe sejam respondidas as seguintes perguntas: Confirma o Governo que está a desmantelar esta linha e a levantar os respetivos carris? Assume o Governo a decisão de desmantelar esta linha com enorme prejuízo para as populações? Pretende o Governo suspender este levantamento de carris e salvaguardar esta linha?