20140624_centenario_joaquim_namorado._cartaz.jpgComemoram-se, este ano 100 anos sobre o nascimento de Joaquim Namorado. Respondendo ao desafio lançado pelo Sector Intelectual de Coimbra do PCP, um conjunto de entidades associa-se para construir um programa de comemorações, que terá início no próximo dia 30 de Junho (data em que se assinala o Centenário) e decorrerá ao longo do ano, até Junho de 2015.

Joaquim Namorado, matemático de formação e profissão, leccionou longos anos no ensino privado (impedido pelo fascismo de aceder ao ensino oficial devido à sua adesão, em 1930, ao Partido Comunista Português) e mais tarde no Departamento de Matemática da FCTUC. Poeta, figura nuclear do movimento neo-realista do qual foi percursor teórico, colaborou em diversas publicações, revistas e jornais, tendo dedicado e empenhado a sua vida e obra, política, ensaística e cultural, à elevação e libertação do seu povo pela cultura, à construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

A iniciativa, apresentada hoje, em Conferência de Imprensa, cujo programa se encontra, ainda em construção, conta para já com o envolvimento, na organização, para além do Sector intelectual de Coimbra do PCP, A Escola da Noite, Ateneu de Coimbra, Casa da Escrita, Casa da Esquina, Cooperativa Bonifrates, Editora Lápis de Memórias, O Teatrão, Revista Vértice e Sindicato dos Professores da Região Centro, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira) e Universidade de Coimbra.

Ao longo de todo o ano acontecerão iniciativas de carácter variado, desde espectáculos a conferências, com um objectivo comum de homenagear e divulgar a obra e intervenção de Joaquim Namorado. Já nos próximos dias, terão lugar duas iniciativas.

Dia 30, Segunda-Feira, haverá “Poesia na Rua”, com a participação de actores e músicos, em diversos pontos da cidade: Café Tropical (Praça da República), A Brasileira (Baixa de Coimbra), Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UC, Ateneu de Coimbra (Sé Velha) e Casa da Escrita. Todas as intervenções terão lugar às 18h00, assinalando, desta forma alguns dos lugares que marcaram e foram marcados pela presença do Poeta.

Logo no dia seguinte, dia 1 de Julho, pelas 18h00, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura será apresentado ao público o livro “Joaquim Namorado: ‘o herói do neo-realismo mágico’”, editado pela Lápis de Memórias e com a presença do autor, Jaime Ferreira.