O Sindicato dos Professores da Região Centro solicitou uma reunião à DORC do PCP, afim de expor as suas preocupações com a situação laboral no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).
A reunião realizou-se quarta-feira, dia 17 de Março, com a Participação de Hermínio Martins, da DORC do PCP, Francisco Queirós, do Comité Central do PCP e Vereador da CMC e Vladimiro Vale, da Comissão Política do PCP.
Declarações recentes por parte da direcção do ISMT admitem a dispensa de professores, nomeadamente do curso de Serviço Social, assim como há registo de pressões no sentido de passagem de alguns professores, de dedicação exclusiva para tempo parcial. A direcção do ISMT tem recusado a negociação do Acordo de Empresa com os docentes e funcionários e não actualiza salários há 5 anos, fundamentando estas medidas com a quebra do número de alunos em alguns cursos.
O ISMT é uma instituição com prestígio, com uma história, com um quadro de docentes de reconhecido mérito, que formou gerações de assistentes sociais, logo, com importância para a região e particularmente para a cidade de Coimbra.
O Instituto Superior Miguel Torga, sendo uma instituição de ensino privada, está sob a tutela da Assembleia Distrital de Coimbra. A DORC do PCP comprometeu-se em levantar a questão nos órgãos autárquicos, onde tem representantes, no sentido da procura de soluções para este Instituto.