Uma delegação da CDU com as candidatas Inês Carvalho e Francelina Cruz esteve reunida com a direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Em foco, estiveram os principais problemas, condições de trabalho e condições de exercício da liberdade sindical dos trabalhadores das autarquias do distrito de Coimbra, com destaque para a luta destes trabalhadores pelo pagamento do subsídio de penosidade e insalubridade, que muitas autarquias ainda não aplicaram ou não estão a a aplicar a todos os trabalhadores que dele devem beneficiar. Os baixos salários, a destruição das carreiras da administração pública e os efeitos da transferência de competências do Estado Central para as autarquias locais (quer para os profissionais, quer para a qualidade dos serviços), assim como a falta de trabalhadores em diversos sectores foram outras das questões abordadas
A estes problemas junta-se, em diversas autarquias do Distrito de Coimbra, um clima de intimidação sobre trabalhadores e activistas sindicais que a CDU não pode deixar de denunciar.
Com teve oportunidade de reafirmar durante este encontro, para a CDU a defesa e valorização dos serviços públicos é indissociável da defesa e da valorização dos seus trabalhadores. São, por isso, compromissos da CDU: a revogação da Lei do Trabalho em Funções públicas e a garantia do direito de negociação colectiva na Administração Pública; a revogação do SIADAP e a criação de um sistema justo de avaliação sem quotas; a revisão da Tabela Remuneratória Única; a reposição e valorização do poder de compra perdido na Administração Pública. Assegurar o desenvolvimento de todos os outros serviços públicos implica reverter os processos de transferência de competências para as autarquias, garantindo a efectiva descentralização com a criação das Regiões Administrativas, repondo freguesias que foram extintas, reabrindo serviços que foram encerrados e reforçando os existentes. Em defesa dos serviços públicos e de quem neles trabalha, podem contar com a CDU!