A CDU esteve reunida com a União de Sindicatos de Coimbra, num encontro onde participaram as candidatas Inês Carvalho, Francelina Cruz e Dulcineia Guerra.

Foi abordada a evolução e caracterização do emprego no Distrito nos últimos anos, com a evidente destruição do aparelho produtivo a ser acompanhada do crescimento de empresas de trabalho temporário. Foram abordadas as questões dos baixos salários, a desregulamentação dos horários de trabalho e o recurso sistemático a trabalho suplementar que se revela um verdadeiro modelo de gestão preferencial de muitas empresas para evitar a contratação de trabalhadores.
Ficaram evidentes os prejuízos, para os trabalhadores, da caducidade da contratação colectiva, instrumento essencial na garantia de todos os seus direitos, designadamente salários, diuturnidades, categorias profissionais, horários de trabalho e direitos sindicais.

A subida dos salários, colocada pela CDU como verdadeira emergência nacional, não só é necessária como possível. O modelo de baixos salários, agora agravado pelo incessante aumento do custo de vida, nomeadamente da habitação, não permite uma vida digna, o que é demonstrado pela percentagem brutal de trabalhadores pobres. Portugal não tem futuro com um modelo económico que tem como fonte de competitividade os baixos salários e a precariedade. Por isso, a CDU defende:
  • O aumento geral dos salários, com um significativo aumento do salário médio, concretizando a convergência com a zona Euro em 5 anos; a valorização das profissões e das carreiras; a elevação do Salário Mínimo Nacional para 850 euros a curto prazo, fixando o seu valor em 800 euros durante o ano de 2022;
  • O combate à desregulação de horários, a prevenção e garantia dos direitos no trabalho por turnos, a redução geral do horário de trabalho para as 35 horas semanais, sem perda de remuneração nem de outros direitos; a consagração de 25 dias úteis de férias para todos os trabalhadores;
  • A revogação das normas gravosas do Código do Trabalho, nomeadamente do regime da caducidade da contratação colectiva e a reposição do princípio do tratamento mais favorável;
  • A revogação da Lei do trabalho em funções públicas e a garantia do direito de negociação colectiva na Administração Pública; a revogação do SIADAP e a criação de um sistema justo de avaliação sem quotas; a revisão da Tabela Remuneratória Única; a reposição e valorização do poder de compra perdido na Administração Pública;
  • O combate à precariedade, com a garantia de que a um posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho efectivo.