joomla templates top joomla templates template joomla

Uma delegação de candidatos da CDU, com os candidatos Manuel Rocha, Inês Carvalho, Laura Tarrafa e Daniel Nunes, foi recebida por dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro (STFPS Centro). 

Os dirigentes presentes na reunião valorizaram a acção do PCP e do PEV na recuperação de direitos e de rendimentos, não obstante a necessidade de recuperação das carreiras, de dias de férias e da atualização das tabelas salariais, entre outras questões. Em seguida, apresentaram os principais objetivos da acção sindical no momento actual como são os casos da luta pela vinculação, pela valorização de todos os salários e pela reposição de carreiras. No que respeita à vinculação de trabalhadores precários regista-se o facto de, não obstante a implementação de medidas como o PREVPAP, ser hoje demasiado volumoso o número de trabalhadores precários na administração pública, sendo de denunciar a chamada externalização de serviços, responsável pelo não recrutamento de trabalhadores indispensáveis ao funcionamento dos serviços. Assinalou-se, ainda, a dificuldade na obtenção de resultados céleres para muitas situações em que houve necessidade de recorrer aos Tribunais. No se refere aos salários, considerando-se que o valor do salário mínimo permanece manifestamente insuficiente, foi ainda denunciada a situação de salários de trabalhadores que permanecem num patamar que foi já atingido pelo salário mínimo. Para estes trabalhadores a antiguidade em funções não produziu qualquer efeito a nível salarial. A extinção de carreiras, da autoria do governo do PS de José Sócrates, e prosseguida pelo PSD/CDS, veio eliminar a diferenciação no desempenho de funções, permitindo a entrada de empresas privadas, nomeadamente nas escolas em serviços de alimentação, manutenção e higiene. Foram igualmente denunciadas situações de pressão sobre os trabalhadores tanto em instituições públicas (com destaque para as escolas) como em instituições privadas, atentatórias do bem-estar laboral.

stfpsc

Foi descrita a situação no sector social (IPSS e Misericórdias) e mencionado o acompanhamento do Sindicato aos trabalhadores daqueles contextos laborais, assinalando-se a grande disparidade na relação com os trabalhadores, por parte dos dirigentes das diversas entidades empregadoras. Mereceu referência a tentativa de limitação da acção sindical por alguns empregadores e dirigentes de serviços da administração pública pondo em causa, em muitos casos, a liberdade sindical e o respeito pela Lei.

Os sectores representados foram unânimes na denúncia das situações de salários baixos (na quase generalidade dos sectores), da privatização de serviços essenciais (estando em curso a privatização de serviços do IEFP), da municipalização de sectores essenciais dos serviços públicos e respectiva transição dos trabalhadores para a alçada dos municípios.

Os candidatos da CDU tomaram nota das questões abordadas, dando conta do trabalho dos deputados do PCP e do PEV na defesa dos direitos dos trabalhadores dos sectores representados na reunião, e divulgando as propostas da CDU para as eleições de 30 de Janeiro próximo.

 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg