joomla templates top joomla templates template joomla

Uma delegação da CDU, com a presença dos candidatos Manuel Rocha, Filipa Malva, Laura Tarrafa e Francelina Cruz foi recebida por membros do Conselho Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, entre os quais o seu Presidente, Doutor José Carlos Cortes.

A delegação da CDU realizou um resumo da ação dos deputados do PCP e do PEV na defesa do Serviço Nacional de Saúde, e manifestou preocupação relativamente à recente publicação do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde. A CDU considera que aquele documento não só não dá resposta aos inúmeros problemas que se vêm acumulando no SNS como, pelo contrário, aprofunda as dificuldades ali vividas, abrindo definitivamente a porta ao negócio da doença.

OrdemMedicos

O Presidente do Conselho Regional da SRCOM começou por referir que a pandemia veio abafar os problemas do Serviço Nacional de Saúde. Aquele dirigente mencionou a enorme falta de recursos humanos que afecta todos os serviços e todas as especialidades do Serviço Nacional de Saúde e lamentou a falta de planeamento do SNS a longo prazo por parte do Ministério da Saúde. Foi ainda criticado o papel da CRESAP na nomeação de dirigentes, verificando-se ausência de critérios de qualidade nas escolhas produzidas.

Foi sublinhado que, no plano da formação, a criação de mais faculdades de medicina não se reflete necessariamente na melhoria dos recursos humanos disponíveis, devendo ser dada prioridade à formação de mais médicos especialistas, distribuindo-os por mais unidades hospitalares. Lamentou-se o facto de este ano, pela primeira vez, não terem sido preenchidas todas as vagas de especialidade, denotando desinteresse em dar início a uma carreira médica consistente. Alertou se para a grande carência de médicos na especialidade de Medicina Interna.

Foi lamentada a opacidade de que se revestiu a questão da nova maternidade e da alteração do estatuto do Hospital dos Covões, considerando-se que este hospital foi vítima de uma maldade humana. Sublinhou-se que Coimbra chegou a ter um reconhecimento nacional que, nos últimos tempos, tem vindo a perder.

Os conselheiros presentes consideraram que este é o momento de maior dificuldade no serviço Nacional de saúde: as urgências vivem situações de caos absoluto; os serviços vivem momentos de desumanização; os hospitais começam a revelar dificuldades no atendimento de quem os procura; o regime de exclusividade encontra-se por definir; a utilização dos internos multiplicam-se de abuso em muitos serviços hospitalares, sendo aqueles obrigados ao cumprimento de tarefas destinadas a profissionais de outras qualificações.

Da parte da CDU foi manifestada a total coincidência de posições nos níveis de preocupação mencionados e reiterado o compromisso de ação permanente na defesa do Serviço Nacional de Saúde e dos seus profissionais, nomeadamente os médicos.

 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg