A CDU de Vila Nova de Poiares está a distribuir um documento à população dando nota da sua intervenção na Assembleia Municipal:
No passado mês de dezembro, ocorreu a 2ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de V. N. de Poiares, onde se discutiram assuntos de grande importância para as populações, como foi caso do Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022 e o Mapa de Pessoal para 2022.
A CDU afirmou na sessão que os documentos não davam resposta aos problemas do concelho. Muitas das soluções apresentadas pela CDU, em reunião com o Executivo, para os problemas existentes, acabaram por não ser incluídas nas GOP. A CDU foi a única força política que votou contra ambos os documentos.
Sobre o Mapa de Pessoal, a CDU afirmou também que não eram as contratações necessárias, como o próprio Executivo afirmava no documento, para resolver a falta de trabalhadores para as inúmeras funções da autarquia, ainda mais com a as novas competências a serem assumidas pelas Câmaras Municipais, na saúde, na educação e na ação social.
1. Estas GOP não incluem propostas no sentido da valorização da pequena e média agricultura, nem da agricultura familiar, um ponto fundamental para a valorização do interior e do mundo rural.
2. Embora venha incluído no documento uma secção intitulada “Plano Local de Habitação” não foram avançados por parte do executivo qualquer tipo de moldes e critérios que serão seguidos para o acesso ao programa, nem a sua amplitude.
3. A Câmara Municipal insiste num modelo de mobilidade entre as freguesias desadequado à realidade concelhia, insistindo num modelo de pedido prévio através do SIT-Flexi, que mantém a dificuldade de muitos populares sem transporte próprio de terem acesso ao centro do concelho, onde se localizam infraestruturas de grande importância para as populações
4. O executivo do Partido Socialista opta novamente por manter o modelo da APIN, uma forma de desresponsabilização da autarquia de assuntos tão importantes como a água, os resíduos e o saneamento, e afasta-os do controlo democrático dos poiarenses.
5. Não está no documento uma estratégia para a reabertura efetiva das Piscinas Municipais, uma infraestrutura de relevo no município, garante da práticas de inúmeras práticas formais e informais de desporto.
6. Também não há planos para a valorização da feira ou do mercado e de quem dinamiza estes espaços, nomeadamente com a abolição efetiva do terrado para todos os feirantes e comerciantes, a instalação de terminais elétricos ou casas de banho para os feirantes
7. E continua a não haver um plano de cobertura das paragens de transporte escolar utilizadas que o necessitem.
A população de Vila Nova de Poiares pode contar com a CDU.