A DORC do PCP manifesta solidariedade com trabalhadores em luta no distrito de Coimbra, sublinhando a dimensão e intensificação da luta de massas que nos últimos meses se desenvolve no País, que reivindica a defesa de direitos e melhores condições de vida, protesta contra a acção patronal e a política de direita e se insere na exigência de uma política alternativa.

Dia 24 de Abril, uma delegação do PCP, na qual se incluiu Francisco Queirós, vereador da CDU na C.M.de Coimbra, marcou presença no piquete de greve da ERSUC em Coimbra. Os trabalhadores estiveram em greve entre o dia 24 e 26 por melhores salários, pelo direito à contratação colectiva, pela aplicação do subsídio de risco extraordinário.Num tempo em que as condições de vida dos trabalhadores e do Povo se degradam, a recusa da empresa em reconhecer as justas reivindicações dos trabalhadores dá razões acrescidas para a continuidade da luta

20230424 greve ERSUC

Dia 1 de Maio os trabalhadores saíram à rua em Coimbra e na Figueira da Foz. Milhares de trabalhadores responderam à convocatória da CGTP-IN em mais de 32 locais do país! A DORC do PCP marcou presença e saudou a luta dos trabalhadores por mais salários, mais direitos e melhores pensões. A luta continua contra o aumento do custo de vida e pelo combate à exploração. Viva a luta dos trabalhadores.

20230501 manif 1maio

Dia 4 de Maio, uma delegação do PCP esteve presente na concentração de professores em Coimbra, manifestando solidariedade com a sua luta para re­cu­perar o tempo de ser­viço, va­lo­rizar a pro­fissão do­cente e a es­cola pública.

20230504 concentracao professores coimbra

Dia 19 de Maio o PCP manifestou solidariedade ao piquete de greve dos trabalhadores da saúde, assistentes operacionais e assistentes técnicos, no CHUC. Os trabalhadores da saúde cumpriram um dia de greve com uma adesão significativa por melhorias salariais, pela valorização das carreiras e por melhores condições de trabalho. O PCP pode constatar que persistem inaceitáveis tentativas de condicionamento ao direito à greve e situações de estabelecimento de serviços mínimos abusivos.

202305190 greve saude

Dia 20 de Mario, delegações das estruturas regionais do PCP estiveram presentes na marcha em defesa do direito à saúde em Coimbra, manifestando solidariedade com as reivindicações de utentes e trabalhadores para salvaguardar o SNS. Na marcha, que juntou milhares de pessoas em Coimbra, estiveram patentes as reivindicações concretas dos utentes de Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu, de mais meios materiais e humanos para o SNS assim como mais investimento no serviço público e menos financiamento dos grupos privados. É preciso salvar o serviço nacional de saúde!

20230520marcha saude

Dia 25 de Maio uma delegação do PCP esteve mais uma vez presente no piquete de greve dos trabalhadores da Dan Cake em Coimbra. Os trabalhadores estiveram novamente em luta a exigir aumentos salariais. Os trabalhadores consideram a proposta da empresa, de aumento de 19 euros no salário, um desrespeito pelo seu esforço!

20230525 greve dancake

Ainda no dia 25 de Maio, uma delegação do PCP manifestou solidariedade com a Caravana pela profissão docente e pela escola pública na passagem por Penacova.

20230525 caravana professores

Dia 2 de Junho, uma delegação do PCP esteve junto do piquete de greve dos trabalhadores do British Council em Coimbra. Os trabalhadores exigem o descongelamento dos salários, denunciando que desde 2010 apenas tiveram aumentos salariais de 1%, quando o British Council aumentou as propinas 37% e a inflação acumulada foi de 22,5%. Os trabalhadores denunciaram as tentativas infrutíferas de negociação com a administração e queixam-se de uma situação financeira cada vez mais desfavorável que os impede de fazer face ao aumento do custo de vida. A greve decorrerá nos dias 02 e 03 de Junho e 29 e 30 de Setembro, a nível nacional. Em Coimbra o Bristish Council tem cerca de 30 trabalhadores e um total nacional de 180. A delegação do PCP solidarizou-se com os trabalhadores.

20230602 greve british council

No dia 06 de Junho, uma delegação do PCP esteve junto do piquete de greve dos trabalhadores da Dominó, empresa da indústria cerâmica situada em Condeixa-a-Nova. Os trabalhadores foram confrontados com propostas salariais da administração que roçam o insulto e reivindicam aumentos salariais dignos e melhoria das condições de trabalho. O PCP manifestou solidariedade com a luta dos trabalhadores da Dominó.

20230606 greve domino

A DORC do PCP apela a todos os trabalhadores que continuem e intensifiquem a luta, a partir da acção reivindicativa nas empresas, locais de trabalho e sectores, e que reforcem o PCP.condições necessárias para romper com a política de direita, travar os projectos em preparação para o seu aprofundamento e afirmar a política alternativa cada vez mais urgente e necessária.

O PCP é a verdadeira oposição ao Governo do PS e à sua política, a força que faz frente aos projectos reaccionários e antidemocráticos de PSD, CDS, Chega e IL, a força portadora das soluções e das respostas necessárias ao País, a política patriótica e de esquerda. Quando o PCP diminui a sua força, a vida dos portugueses e de quem cá trabalha e vive, anda para trás.Quando o PCP se reforça a vida dos trabalhadores, das populações, e o País avança.