joomla templates top joomla templates template joomla

Decorreu no dia 9 de Janeiro, no espaço 25, a declaração pública da CDU em Coimbra. Iniciativa que contou com a presença e intervenções de Vladimiro Vale, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Teresa Costa, membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" e Fernando Teixeira, membro da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP e primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra.

6

Na presente iniciativa destacou-se a importância da candidatura da CDU para o distrito de Coimbra e da falta que faz à região eleitos da CDU na Assembleia da República, relembrando que só esta força é capaz de dar voz aos problemas das populações, dos jovens, dos reformados e dos trabalhadores.

Uma candidatura que se pauta pela afirmação que os trabalhadores têm uma voz no parlamento, isto porque os deputados eleitos pela CDU não conhecem os problemas do país pela televisão, conhecem porque estão onde estão os trabalhadores, onde estão os pensionistas e reformados, onde estão os jovens. Somos uma força que emerge das fileiras das mais de 3 milhões de pessoas que vivem em risco de pobreza, emerge dos pequenos e médios empresários, dos agentes da cultura, dos agricultores, dos estivadores, dos advogados, dos recepcionistas e empregados de escritórios, emerge dos motoristas, dos engenheiros e quadros técnicos, dos empregados de limpeza, mas também dos professores, dos electricistas. Não emerge de conselhos de administração nem de offshores, não emerge da banca nem do agronegócio nem dos fundos abutres e de especulação.

Uma candidatura que vai para eleições de cabeça erguida com a certeza de que, nunca faltarão propostas para a resoluções dos problemas do país, mas também da região.

9

Propostas que abordam várias áreas e temáticas, como a saúde em que defendemos a criação de verdadeiros Sistemas Locais de Saúde, com competências efectivas na articulação e distribuição dos recursos sem a participação de privados e da área social, mas também a reversão da fusão dos Hospitais de Coimbra. Propomos uma nova maternidade instalada nos Covões e um verdadeiro Serviço de Urgência Polivalente no Hospital Geral dos Covões. Propomos a criação de uma Unidades de Cuidados Continuados no antigo Hospital do Lorvão e no antigo Hospital Pediátrico.

Também nos transportes e na mobilidade defendemos a resolução do problema da IP3 e exigimos a sua requalificação e duplicação sem custos para os utilizadores. É necessário assegurar que não se continua a desmantelar a rede ferroviária do distrito de Coimbra, um crime ambiental, económico e social que tem sido levado a cabo nas últimas décadas, com a anuência dos deputados eleitos no círculo de Coimbra pelo PS e PSD. O reforço dos transportes públicos por todo o distrito é um imperativo de justiça ambiental, mas também no acesso democrático à mobilidade. É urgente reforçar os SMTUC e dotá-lo de verbas do Orçamento de Estado para que possa reforçar a sua operação, quer na modernização da frota quer na valorização dos seus profissionais, na resolução dos problemas das carreiras dos motoristas, mas também das condições laborais dos mecânicos. 

Por todo o distrito adensam-se, também, os problemas com a habitação. O valor das rendas na cidade de Coimbra, mas também na Figueira da Foz e Cantanhede atingem níveis obscenos e é cada vez mais difícil encontrar uma casa para morar. O PCP propôs um travão ao aumento das rendas para este Janeiro mas tal foi recusado pelos mesmos de sempre. É necessário tabelar o preço das rendas, colocar os lucros da banca a pagar os encargos resultantes da subida das taxas de juro, é preciso parar com a especulação.

10

Ao longo destes últimos anos de pesada inflação que aperta ainda mais o cinto de quem trabalha e vive do seu salário, o governo foi incapaz de tomar medidas para controlar e fixar os preços máximos dos bens alimentares deixando intocados os lucros obscenos da grande distribuição. Os combustíveis e os bens essenciais foram subindo sem qualquer travão e sem que os salários, as pensões e as reformas subissem de forma a poder fazer face às crescentes dificuldades. Propomos a regulação dos preços dos combustíveis e a descida do IVA na electricidade e no Gás. Colocamos a subida geral dos salários como uma emergência nacional porque para além de justa ela é essencial para garantir as condições mínimas de dignidade de quem trabalha. Continuamos a afirmar: não é admissível que se possa empobrecer, mesmo trabalhando.

É esta força que faz frente a todos os projectos retrógrados e reaccionários, é a força portadora das soluções e respostas necessárias ao país e ao distrito. Não é uma frase feita, é mesmo uma realidade: Quando o PCP e a CDU se reforçam, também a vida do povo e do país anda para frente.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg