No dia 15 de Setembro a organização da Administração Pública Central de Coimbra do PCP organizou um tribuna pública, enquadrada na acção nacional do PCP “45 anos pelo direito à saúde. Defender, reforçar e valorizar o SNS!”.
Tendo por base o mote dos 45 anos do SNS, a tribuna que se realizou no Bairro Norton de Matos, em Coimbra, contou com a participação de vários militantes e simpatizantes do PCP, bem como o testemunho de profissionais da saúde e de utentes. Dos relatos recolhidos no decorrer da tribuna destacou-se o caminho tenebroso que a política de direita tem promovido sobre o direito de acesso à saúde. As opções tomadas pelos Governos
PS, PSD, com ou sem CDS, e agora dos seus mais recentes aliados – O Chega e a Iniciativa Liberal – são uma tentativa clara de destruição do SNS, retirando dele as capacidades necessárias de resposta aos problemas de saúde, para assim reverter e reforçar a resposta privada de saúde em Portugal.
As opções políticas deste Governo, que vem intensificar as linhas já programadas pelos anteriores executivos, e que estão agora explanadas no anunciado plano de emergência para a saúde demonstram quais os interesses que pretendem defender. Ao invés de valorizar carreiras, progressões, salários e garantir condições de trabalho o Governo decide apostar no aumento da sobrecarga de trabalho dos profissionais do SNS.
Quando assistimos que o que é necessário é reforçar a capacidade de resposta do SNS, o Governo insiste em optar pela transferência de meios e recursos para os grupos privados, seja por novas contratualizações ou parcerias público privadas. Em Coimbra é bastante notório o crescimento dos serviços de saúde privado, o que demonstra o cerco que os grupos privados pretendem fazer sobre o SNS. Também pela mão do Governo vemos uma vez mais essa aposta. O anúncio da implementação das USF tipo C, configura uma nova dimensão de privatização da saúde, desta vez nos cuidados de saúde primários.
A realização deste tribuna foi também decisiva para reafirmar, uma vez mais, a posição de sempre do PCP de defesa do direito à saúde, do direitos dos profissionais da saúde e pela valorização e reforço do SNS!