A CDU, na última reunião de Câmara Municipal de Coimbra, opôs-se à ampliação da ZOE (Zona de estacionamento de duração limitada) à envolvente do novo Parque de Estacionamento da Praça das Cortes, em Santa Clara. O vereador da CDU foi o único a votar contra o pagamento de estacionamento na via paralela à Avenida João das Regras.
Entretanto, a Câmara aprovou a suspensão do pagamento nos parquímetros instalados na Avenida de Conímbriga.
O vereador defendeu que a mobilidade no concelho deve ser pensada globalmente. Se é justo o princípio de aumentar a utilização de transporte público, reduzindo o acesso de veículos privados, melhorando consideravelmente as condições de circulação e do ambiente urbano, a existência de parques de estacionamento pagos só por si não resolve o problema. De facto, importa diminuir o número de automóveis no centro da cidade, para diminuir a poluição sonora e do ar, para melhorar a circulação dos peões e das bicicletas, ou seja, para melhorar a qualidade de vida.
Porém, defendeu o vereador da CDU, têm de ser criadas alternativas em simultâneo, tendo transmitido preocupações de comerciantes da Baixa relativamente às consequências desta eliminação acentuada de lugares de estacionamento gratuito nas proximidades do centro.
Importa, com urgência, defender e implementar parques de estacionamento periféricos gratuitos e prosseguir no investimento para alcançar serviços públicos de transporte colectivo eficientes e fiáveis.
Se se pretende aumentar o estacionamento pago, então tem de se reforçar a aposta de melhoria efectiva dos serviços dos smtuc, para atender às reais necessidades da população, com alteração de linhas, reforço de meios técnicos e humanos. A CDU exige uma visão clara e perceptível do que se pretende para uma política de mobilidade urbana no concelho, invertendo-se a actual política baseada em medidas avulsas e que isoladamente não ajudam nem abrem caminho para outro modelo de mobilidade.