Uma delegação do PCP, com Hermínio Martins, da DORC do PCP, e Vladimiro Vale, da Comissão Política do CC do PCP, esteve presente e manifestou a sua solidariedade com a jornada de luta dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica realizada em Coimbra.
A jornada de luta, que juntou centenas de TSDT, teve como objectivo reivindicar o cumprimento dos decretos-lei 110 e 111 de 31 de Agosto de 2017, por novos regimes remuneratórios, pela valorização e progressão da carreira, pelo Acordo colectivo de Trabalho. A 24 de Novembro de 2017 (depois de uma importante greve destes profissionais) foi assinado um acordo negocial, de 45 dias de negociação, mas até ao momento não foi negociado nada de concreto quanto aos novos regimes remuneratórios, de transição para a nova carreira, sem ACT ou negociação colectiva de trabalho.
O PCP transmitiu a sua solidariedade reafirmando a necessidade de valorização dos trabalhadores e que a defesa dos serviços públicos, em particular do Serviço Nacional de Saúde só é possível valorizando so seus profissionais.