A deputada do PCP na AR, Ana Mesquita, questionou o Governo sobre problemas de funcionamento da extensão se saúde de Marco dos Pereiros, em Coimbra.
A extensão de saúde de Marco dos Pereiros (USF Santa Clara), concelho de Coimbra, tem vindo a debater-se com graves problemas de funcionamento, com prejuízo para a capacidade de resposta face á necessidade das populações que abrange (Freguesias de Castelo Viegas, Almalaguês e Assafarge).
Em Outubro de 2014, deixou de ter três médicos e ficou a funcionar apenas com dois. Abrangia 4.900 utentes e, com a transferência de cerca de 1.000 utentes para USF Santa Clara, ficaram cerca de 3.900.
Desde 1 de Janeiro reduziu o horário de funcionamento, passando a estar encerrada as segundas e quartas-feiras da parte da tarde. A falta de pessoal nas unidades de cuidados de saúde primários no concelho de Coimbra é uma realidade que deve exigir atenção e medidas concretas para impedir que as populações sejam prejudicadas no cumprimento de um direito básico e inegável.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, o pedido de resposta às seguintes questões:
1. O Governo tem conhecimento desta situação? Como a avalia?
2. Que medidas pretende tomar para rapidamente reverter a situação de encerramento da extensão de saúde de Marco dos Pereiros durante as tardes de segunda e quarta-feira?