Têm chegado ao Grupo Parlamentar do PCP inúmeras preocupações quanto à prestação de cuidados de saúde no SNS no contexto do surto da COVID 19. Se é fundamental que o SNS reforce a sua capacidade de resposta para tratar dos doentes com COVID 19, é igualmente fundamental que o acompanhamento de doentes com outras patologias.
Um cidadão relatou-nos que o Hospital de Dia de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra estão a desmarcar os tratamentos oncológicos por falta de fármaco. Esta situação. Naturalmente deixa os doentes e suas famílias numa enorme ansiedade, considerando as características da doença oncológica. O tratamento de doentes oncológicos deve ser considerado prioritário.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1 - Por que razão há falta do fármaco para os tratamentos oncológicos?
2 - Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar que, no atual contexto de pandemia da COVID 19, são criadas as condições para que todos os doentes oncológicos tenham os tratamentos de que necessitam?
Palácio de São Bento, 30 de março de 2020
Deputado(a)s
PAULA SANTOS(PCP)
JOÃO DIAS(PCP)
ANA MESQUITA(PCP)