A CDU condena veementemente os actos ilícitos que terão sido praticados pelo ex-vereador e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC.
Tais actos de favorecimento de familiar agora conhecidos, para além de configurarem um grosseiro atropelo ao regime de incompatibilidades e impedimentos, assumem ainda uma gravidade acrescida pela ocultação aos SMTUC, ao seu Conselho de Administração e à Câmara Municipal, de relacionamento familiar de um ou mais sócios de uma empresa fornecedora de equipamentos com o ex-presidente do Conselho de Administração. Ora, a ligação de uma empresa a familiares seus, obviamente, teria de ser do conhecimento do ex-vereador que contudo o encobriu, demonstrando falta de lealdade e probidade, causando deste modo ainda danos à própria imagem do serviço público.
A CDU exige que se apurem todos os factos, através de rigoroso inquérito aos actos do ex-vereador, apurando todos os eventuais ilícitos, com participação às autoridades judiciais.
A CDU reitera que se continuará a bater nos SMTUC e na Câmara Municipal pelo reforço do serviço público de transportes, prosseguindo o caminho de modernização da frota, de contratação de pessoal, visando o alargamento da rede a todo o concelho de Coimbra e a melhoria da fiabilidade e qualidade do serviço de transportes municipal.
A CDU como sempre sublinha, aquela que é a sua prática, da importância da transparência, do trabalho, da honestidade e da competência.