A Mata Nacional do Choupal ocupa uma área total cerca de 79ha, situando-se nas freguesias deSanta Cruz e S. Martinho do Bispo, no concelho de Coimbra, e constituindo um importante espaço florestal periurbano para a cidade de Coimbra.Gerida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Mata do Choupal é de grande significado e interesse para a cidade de Coimbra, por toda a sua história, fonte de inspiração para poetas e cantores, com múltiplas funcionalidades, espaço de lazer, recreio, atividades desportivas, educação ambiental e importante contributo para a qualidade de vida dapopulação da cidade.
Tem Plano de Gestão Florestal (PGF) desde 2020 com calendarização deatividades até 2040.A Mata tem uma grande diversidade em termos de flora, nomeadamente espécies arbóreasalgumas de elevado porte, majestosas, e é também o parque de maior diversidade animal nacidade, sobretudo avifauna, com uma importante colónia de milhafres, mas também mamíferos e répteis. Recentemente, no dia 10 de Fevereiro, foi anunciado um Plano de Recuperação da Mata emzonas afetadas pela tempestade “Leslie” ocorrida em 2018, com obras a decorrer de Fevereiro até ao final do mês de Março de 2021. Na apresentação do Plano à Comunicação Social, foi afirmado que seriam plantadas espéciesfolhosas autóctones, ao todo 10 espécies que não foram detalhadas e não se encontram integralmente descritas na página web do ICNF. Foi também informado que iria ocorrer o corte de árvores com “copas muito frondosas”, não se percebendo se se trata de espécimes afetadospela tempestade, ou se tal abrange também árvores sãs. Foi ainda anunciado que seriamrecuperados 4,5ha de caminhos.No entanto, a Mata Nacional do Choupal apresenta ainda outras necessidades de recuperaçãopara além das que estão identificadas como sendo resultado da tempestade referida. O valorreferido para realização da obra, 98.100€, é muito escasso para todas as necessidades conhecidas de recuperação da Mata.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério do Ambiente e AçãoClimática, as seguintes questões:
1 – O período de acasalamento e nidificação das aves decorre a partir do mês de Fevereiro até Junho. Em particular, a nidificação dos milhafres começa no mês de Março. Face à simultaneidade de operações florestais em 82% da área da Mata com o período deacasalamento e nidificação, será esta a melhor época para realizar as referidas operações? Oude facto irão perturbar a nidificação das aves? Foi avaliado este risco? Se foi, quais foram asconclusões?
2 – Que tipo de árvores vão ser abatidas? Apenas as que irremediavelmente o têm de ser poração da tempestade Leslie ou também outras que eventualmente estão saudáveis?
3 – Quais as espécies florestais que efetivamente vão ser plantadas? Vão ou não ser plantados castanheiros?
4 – Foi anunciado que seriam recuperados 4,5ha de caminhos. Dado que os caminhos têmnaturalmente larguras diferentes, quantos metros ou quilómetros de caminhos serão beneficiados?
5 – A Mata Nacional do Choupal apresenta ainda outras necessidades de recuperação paraalém das que estão identificadas como sendo resultado da tempestade referida. O valor da obra, 98.100€, é muito escasso para a recuperação que a Mata necessita. Está prevista alguma outraobra de recuperação que a Mata tanto exige e urge?
6 – Onde pode ser consultado o Plano de Recuperação? Caso não esteja disponível em sítio web acessível, solicita-se o seu envio.