Está a ser enviada aos utentes da Unidade de Saúde Familiar de Penacova uma informação onde se convidam os utentes a preencherem um documento para escolha do local de atendimento, mas no qual se diz que os locais que têm capacidade para receber utentes são apenas a Sede em Penacova e os Postos / Extensões Saúde de Lorvão e S. Pedro de Alva, deixando de fora o Posto de Figueira de Lorvão.
Em vez de colocarem médicos, enfermeiros e assistentes técnicos que garantam o normal funcionamento do Posto / Extensão de Figueira, este procedimento mostra um afastamento de uma desejada proximidade dos cuidados de saúde e uma clara intenção de esvaziamento do seu ficheiro de utentes, para posteriormente o poderem fechar.
A Comissão Concelhia de Penacova do PCP manifesta a sua total oposição ao encerramento deste serviço de saúde, que serve uma população de mais de 2.300 habitantes, distribuídos por 12 aldeias e duas unidades residenciais de caráter social que albergam dezenas de utentes idosos e deficientes, com necessidades especiais de cuidados médicos.
O PCP alerta a população para não cair no engano e exigir que sejam colocados os profissionais de saúde para o normal funcionamento deste serviço de saúde.
O PCP alerta ainda que a criação da Unidade de Saúde Familiar não resolveu nenhum dos problemas estruturais de falta de investimento e de contratação de mais trabalhadores, sejam médicos, enfermeiros, assistentes técnicos ou operacionais. Apesar de permitir a atribuição de incentivos aos profissionais, continua a não resolver o problema da valorização do salário base dos profissionais de saúde. O cumprimento forçado de indicadores criará distorções e poderá levar até a limitações nos exames de diagnóstico, A lei possibilita a existência de USF de modelo C, com gestão privada, o que constitui mais um risco de privatização do SNS.
O PCP lamenta que a Câmara Municipal não mostre mais força junto do Ministério da Saúde para impedir esta degradação da assistência médica na Freguesia de Figueira, ficando-se por uma carta ao Ministro e de anúncios de obras, se não for para utilizar as instalações ao serviço da população.
O PCP defende serviços públicos de proximidade, em particular dos cuidados de saúde primários, com a clara valorização dos seus profissionais.
A população de Figueira de Lorvão e do Concelho podem contar com o PCP e a CDU na luta com a população por melhores cuidados se saúde no Concelho.
Penacova, 27/03/2024
A Comissão Concelhia de Penacova do PCP
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar." /> |
ResponderEncaminhar
|