Na passada quarta-feira, dia 5 de Junho, uma delegação da CDU, encabeçada pelo primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, realizou um encontro com vários dirigentes do núcleo de Coimbra da ABIC, com quem teve a oportunidade de discutir as principais preocupações e reivindicações dos bolseiros de investigação.
A ABIC tem vindo a desenvolver uma luta intensa contra a precarização do trabalho de jovens investigadores e cientistas, muitos com dez, quinze anos ou mais anos a “saltar” de bolsa em bolsa, de projecto em projecto, de doutoramento para pós-doutoramento, sem direito a direitos laborais fundamentais, sem usufruírem da segurança social, de subsídio de desemprego e de outras prestações sociais.
Nesta reunião, inserida numa ronda de contactos a realizar com associações, colectividades, instituições científicas e culturais do concelho, a CDU teve oportunidade de dar a conhecer as suas principais propostas e reflexões, concordando com os investigadores que a escassez e precariedade do emprego científico constituem um grave problema nacional.
A ABIC transmitiu as suas preocupações e críticas relativamente a todo o modelo de financiamento da investigação científica, designadamente ao modelo de programas doutorais.
A CDU manifestou a sua solidariedade para com os bolseiros portugueses e em especial para com os mais de 1000 que trabalham nas instituições e centros de investigação de Coimbra.
A CDU transmitiu à ABIC que defende uma verdadeira política científica ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento local, regional e nacional que inevitavelmente terá de assentar na dignificação das condições de prestação do trabalho científico. Sublinhou ainda que a cooperação estreita dos centros de investigação com a cidade e o concelho, passando pelo aprofundamento de acordos e parcerias com a autarquia, é fundamental para o desenvolvimento local.