Uma delegação da CDU Coimbra, encabeçada por Francisco Queirós, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra, reuniu com a direcção do Centro de Estudos Sociais.
Na terça-feira, dia 11 de Junho, uma delegação da CDU, encabeçada pelo primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, realizou um encontro com o presidente do Conselho Directivo do CES, José Manuel Pureza, Sousa Ribeiro (coordenador da direcção) e João Paulo Dias (director – executivo).
Nesta reunião, inserida numa ronda de contactos a realizar com instituições científicas do concelho, a CDU teve oportunidade de aprofundar o seu conhecimento das dificuldades e preocupações deste importante centro de investigação de ciências sociais e humanidades.
Os responsáveis do CES deram conta das grandes turbulências por que está a passar a instituição, designadamente os cortes significativos do investimento público (cerca de 25%) e os atrasos na transferência de verbas devidas pela Fundação para a Ciência e a Técnica (FCT) que orça já um milhão de euros, constatando-se deste modo, que o governo não cumpre os contratos que assumiu. Em causa, estarão não só os salários e os postos de trabalho de vários investigadores, como também a continuidade de diversos projectos de investigação.
A delegação da CDU teve ainda a oportunidade de defender o reforço das parcerias entre a autarquia e o CES, bem como com outros centros de investigação, para o estudo das mais diversas realidades do concelho e o seu maior envolvimento conjunto em múltiplos projectos municipais. A CDU defende esta aposta na cooperação profunda entre a Universidade, os centros de investigação, o Politécnico e outras escolas e a autarquia de Coimbra na senda do desenvolvimento do concelho em todas as suas vertentes.