20141204_trouxemil_comunicado_freguesia.jpgPS E PSD NO MUNICÍPIO E NA FREGUESIA COLOCAM
TROUXEMIL E TORRE VILELA
NUMA SITUAÇÃO GRAVE

PS NO MUNICÍPIO – CENTRALISMO PARALISANTE
A maioria PS no município, tem-se caracterizado por uma prática centralista, em nada adequada aos valores democráticos do poder local e que tem contribuído para a paralisação de diversos serviços da autarquia, atrasando múltiplos processos e tomadas de decisão com claros prejuízos para os munícipes e para o concelho. O atraso na assinatura dos protocolos com as Juntas de Freguesia atrasou e comprometeu também as obras nas freguesias.

PSD NA FREGUESIA – AFIRMAÇÃO PESSOAL NÃO PODE CONDICIONAR A VIDA DA FREGUESIA
O PSD é responsável pela fusão das freguesias que avolumou os problemas e limitou a capacidade de resposta das Juntas de freguesia. Por outro lado, a maioria PSD no executivo da Junta promoveu por uma gestão irresponsável e megalómana que, no mandato anterior, comprometeu e condicionou a capacidade da junta de freguesia de atender e resolver os problemas das populações. O actual Presidente da Junta tem pensado mais na sua afirmação política e pessoal e menos na resolução dos problemas da freguesia.

OS PROBLEMAS DAS POPULAÇÕES TEM QUE TER SOLUÇÃO
As escolas continuam sem verbas. Não há apoio às colectividades. Num ano de mandato as freguesias estão paradas não se vislumbrando qualquer obra. Continua por esclarecer o desaparecimento de materiais da junta no anterior mandato. Continua a não existir regimento de funcionamento da Assembleia de Freguesia. O atendimento à população está mais limitado e não resolve os seus problemas.
O Presidente da Junta de Freguesia decidiu, e comunicou à Assembleia, a sua passagem a meio tempo com consequente reforço de salário. Por outro lado, os eleitos do PS na freguesia não têm comparecido às reuniões.

A POPULAÇÃO PODE CONTAR COM A CDU
A CDU interveio na Assembleia de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara no sentido de valorizar o papel das freguesias, reforçando os seus meios e capacidade de intervenção. A CDU interveio no sentido de forçar o Presidente da Câmara a cumprir os compromissos para com as juntas, de modo a que tenha procedimentos que permitam a sua boa gestão, reforçando as verbas, cumprindo o compromisso de transferir 1% do IMI para as freguesias e transferindo as verbas necessárias para a execução das obras aprovadas. Na Assembleia Municipal o Presidente da Câmara, após intervenção da CDU, reafirmou esses compromissos.

A CDU tem pautado a sua intervenção no sentido resolução dos problemas concretos da população, defender os serviços públicos e os órgãos autárquicos próximos das populações, sempre pautando a sua intervenção pelo lema de trabalho, honestidade e competência.

Para a CDU as freguesias são um importante órgão, pela proximidade com a população e com os seus problemas, não podem andar atrás de guerras de afirmação política deste ou daquele.

É PRECISO REFORÇAR A LUTA DAS POPULAÇÕES E  REFORÇAR A CDU!
É POSSÍVEL A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS!