20141204_presta_contas_arganil.jpgNas últimas Eleições Autárquicas, a CDU elegeu elementos nas Assembleias de Freguesia de Benfeita, Celavisa, Piódão, Cerdeira/Moura, Cepos/Teixeira e na Assembleia Municipal de Arganil.

Em todas as ocasiões temos feito propostas de acordo com os programas divulgados. Muitos problemas persistem, temos insistido nos seguintes:

Apoio Social: a população idosa, nas freguesias onde temos eleitos continua desprotegida.
Saneamento (ETAR): Continua com défice em particular Fraga da Pena, Cerdeira, Malhada Chã. A questão do saneamento da Fraga da Pena tem a ver com o facto de terem sido construídos sanitários que não funcionam por questões burocráticas.
Reparação de Caminhos: em Celavisa, Cepos.
Falta fazer o alcatroamento de Moura da Serra até Casarias e Selada Rodela, assim como de Parrozelos, de Porto Castanheiro. Assim como de ruas no Casal Novo e dos caminhos em particular do Poço da Cesta e em Celaviza e Cepos.
Águas: nos Cepos continua a ser muito cara, em S. Martinho da Cortiça continua a haver problemas na captação.
Ambiente: na Cerdeira continua sem se resolver o espaço de lazer e em Vila Cova é necessário salientar a boa urbanização e reparar os três edifícios da CMA.
Lixos: é necessário fazer a melhor gestão na Selada Rodela.
É necessário cortar o mato junto das povoações, como a lei obriga: Malhada Chã, Alqueve.
No Piódão faltam iluminação e grelhas no estacionamento, bem como reparar o Largo da Igreja.
A ligação Arganil - Coja continua sem condições.

Estes são alguns dos assuntos que temos tratado nas Assembleias de Freguesia e continuaremos a tratar.

O Orçamento Municipal para 2015 é de 15 Milhões €, nele volta a aparecer o Museu do Rally com 1 M€, o que impede que se faça algo  útil para a população.

Desde 2005 os eleitos da CDU nas Assembleias nas Freguesias, têm abdicado das despesas de transporte, em benefício das populações, porque se têm deslocado conjuntamente, por as Assembleias se realizarem todas no mesmo fim-de-semana, conforme combinado. Este ano só na Benfeita tem sido cumprido esse acordo pelo que no próximo ano os eleitos nas outras Assembleias irão usar o que a lei permite quanto a transportes.

Quanto à Assembleia Municipal, onde apresentámos dezenas de propostas nas áreas: Desenvolvimento Económico, Social, Turismo, População Idosa, Ambiente, horário e direitos dos trabalhadores que tem sido na grande maioria esquecidas. Não há tradição de contribuir para criar condições que conduzam a uma opinião mais alargada sobre a Vida Municipal.

As intervenções dos eleitos do PPD/PSD, quando as há, são para salientar pequenas ações do Executivo.A CDU convida os eleitores a verificarem a confrangedora atitude destes eleitos

Na véspera da Assembleia Municipal, pelas 19h, na Biblioteca Miguel Torga, a CDU tem realizado uma reunião pública para debater a Ordem de Trabalhos e as nossas propostas para a qual convidamos todos os interessados.

Apelamos a todos os habitantes para que colaborem no debate dos problemas do Município, todos não somos demais para melhorar a situação a que este Governo e outros anteriores nos colocaram na redução de rendimentos, de postos de trabalho, no abandono do Interior, na promoção da emigração, deixando ao abandono as boas condições de terreno, clima, hidrografia e qualidade de vida que poderemos usufruir aqui.

A CDU é a voz que se ouve todos os dias e não apenas nas eleições.Defesa da Saúde Pública e de Qualidade, da Escola Pública e de Qualidade. Na defesa das Freguesias, do Desenvolvimento do Concelho, do Ambiente e da Floresta dos Serviços Públicos e dos trabalhadores.