joomla templates top joomla templates template joomla

emef

Uma delegação do PCP visitou as oficinas de reparação de material ferroviário da Figueira da Foz. As oficinas encerraram em 2011, depois de um processo de esvaziamento e desmantelamento, tendo na altura 34 trabalhadores. O PCP sempre foi contra o encerramento e lutou ao longo de anos pela sua reactivação, concretizada finalmente em 2020. As oficinas são necessárias, têm um valor estratégico enorme e merecem ser potenciadas no seu alcance e actividade. É necessário alargar as competências e capacidade das oficinas da EMEF na Figueira da Foz para poder servir e melhorar o serviço ferroviário.

Após a viagem de Comboio Figueira da Foz – Coimbra e o encontro com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário , a delegação do PCP pode reafirmar que destruir ferrovia é andar para trás, pelo que é necessário investir e reverter processos de destruição de ferrovia no distrito de Coimbra.

viagem comboio

É necessário olhar para o serviço público de transporte ferroviário no distrito como base para a mobilidade das populações e das mercadorias.
- Reforçar o investimento nas infra-estruturas melhorando a sinalização, as condições de segurança e a velocidade comercial atingida.
- Renovar a grande maioria das estações do distrito, com construção de interfaces com parques de estacionamento em condições de dignidade, defendendo intransigentemente a Estação Nova em Coimbra,
- Criar um passe intermodal, com tarifário acessível, que possa servir como um incentivo à utilização dos transportes públicos para as deslocações pendulares e que garanta a mobilidade como um direito das populações.
- Repo
r os carris para reactivar a circulação e electrificar o Ramal da Pampilhosa-Cantanhede, assim como a concretização de intervenções e obras que permitam o transporte de mercadorias. Estudar a sua ligação à linha do oeste para circulação de mercadorias, pois é uma linha mais descongestionada que poderia servir como alternativa à congestionada linha do norte.

- Reactivar a Linha do Oeste entre a Figueira da Foz e Lisboa para o serviço de transporte de passageiros nomeadamente com a introdução de um comboio Intercidades nos dois sentidos
- Alargar horários e melhorar a circulação no Ramal Figueira da Foz/Alfarelos, com a introdução de via dupla e renovação da ponte ferroviária de Lares que permitirá circulação mais rápida e eficaz nos 2 sentidos
- Repor os carris e electrificar o Ramal da Lousã, garantindo a ligação deste Ramal à Rede ferroviária nacional. Alargar o Ramal da Lousã até à Linha da Beira Alta via Arganil, e à Linha da Beira Baixa pelo Ramal de Tomar.
- Construir o novo interface que substitua Coimbra-B, garantindo a ligação ferroviária até à Estação de Coimbra-Parque, com via dupla, avaliando-se a solução em túnel, mantendo a ligação do Ramal da Lousã à rede ferroviária nacional.
- Investir
em soluções de mobilidade integrada para o concelho de Coimbra com base e valorizando os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra como garantia de transporte de gestão pública e acessível.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg