20131023_comcio_pcp_figueira_da_foz.jpg

Realizou-se no dia 23 de Outubro de 2014 um Comício do PCP na Figueira da Foz, com a participação de Jerónimo de Sousa. O auditório do sítio das Artes na Figueira da Foz encheu com militantes e amigos do Partido. Intervieram Ana Jorge, da JCP, Adelaide Gonçalves, da Concelhia da Figueira da Foz e da DORC do PCP e Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.

Nas intervenções estiveram patentes as consequências da política de direita no concelho, as principais lutas no Concelho e no Distrito. Identificando a luta de massas é um elemento determinante para a derrota da política de direita e sublinhando que a luta dos trabalhadores e do povo, com as suas organizações representativas, tem contribuído decisivamente para o isolamento deste governo que governa à margem da lei.

A greve dos trabalhadores da SOPORCEL pela defesa de direitos adquiridos, nomeadamente pela defesa do fundo de pensões da empresa, pela sua dimensão e pelos seus objectivos, foi uma forte expressão de determinação e força dos trabalhadores da SOPORCEL. Face a uma violenta ofensiva aos direitos dos trabalhadores, a luta, e em concreto esta greve, contribuiu para retardar e limitar a ofensiva e para alcançar resultados concretos para os trabalhadores. A ofensiva está longe do fim. Os problemas continuam e agravam-se. O exemplo da rescisão de contrato feita a trabalhadores da área de sistemas de informática, propondo-lhes passar para uma empresa de prestação de serviços, demonstra que este processo poderá ser apenas o início. Um teste para aplicar noutros sectores da fábrica. No final um grupo de trabalhadores da SOPORCEL encontrou-se com o Secretário Geral do PCP e deu nota dos seus problemas.

As intervenções reafirmaram que a luta reivindicativa dos trabalhadores a partir das empresas é fundamental para a defesa dos seus interesses de classe e para o combate à política de exploração e empobrecimento, pela demissão do governo, pela ruptura com a política de direita e por uma política que respeite os direitos dos trabalhadores. Ficando patente que os trabalhadores da SOPORCEL podem continuar a contar com o PCP.

20131023_comcio_pcp_figueira_da_foz_2.jpg

A luta em defesa dos Estaleiros Navais do Mondego, baluarte importantíssimo do desenvolvimento do concelho ao longo de tantos anos e depois, de modo propositado, lançado ao abandono; Nos Estaleiros Navais do Mondego e no Porto da Figueira da Foz, o PCP interveio para denunciar e resolver o problema do assoremanento que impedia a entrada de navios nos estaleiros, no sentido de salvaguardar os postos de trabalho e esta unidade industrial de construção naval. Trata-se de uma empresa histórica, importante para o desenvolvimento do distrito e do país, com trabalhadores altamente qualificados que constituem uma riqueza inestimável para a capacidade de produção e de desenvolvimento do país.

Acções pela conclusão da obra hidroagrícola do Mondego e em defesa dos agricultores e orizicultores; há mais de 30 anos que os orizicultores e todos os agricultores do Baixo Mondego travam uma justíssima luta pela conclusão da obra hidroagrícola com vista à implementação do emparcelamento, de obras de rega e drenagem nos vales dos rios Arunca, Ega e Pranto, bem como o alargamento das obras aos vales secundários de diversos rios e ribeiras, para estabilização dos terrenos. O adiamento da conclusão deste projecto tem tido consequências negativas na produção agrícola e na sobrevivência dos agricultores e suas famílias.

A defesa intransigente do Hospital Distrital da Figueira da Foz enquanto infraestrutura insubstituível para a qualidade de vida da população no concelho da Figueira da Foz, e concelhos limítrofes; A defesa das condições de trabalho dos profissionais do HDFF (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e outros funcionários); Contra o encerramento dos CTT, e na defesa dos direitos laborais dos seus profissionais; A defesa da Escola Pública;

A Luta pela defesa e valorização de quem trabalha. Pela Valorização dos salários e pensões:Luta pela reposição das 35 horas de trabalho semanal na Câmara da Figueira da Foz; Contra a adaptabilidade e a instituição de um banco de horas tal como quer impor o Executivo camarário (de maioria PS) e que, numa atitude de traição aos trabalhadores, o SINTAP/UGT assinou por baixo, abdicando de defender os trabalhadores

Acções visando a melhoria de condições de trabalho de segurança no sector das Pescas; As condições de trabalho, de remuneração e de segurança, da sazonalidade da actividade e medidas de salvaguarda dos trabalhadores e de pressões patronais contra a organização e a sindicalização no sector. Reivindicando a compensação do rendimento dos trabalhadores da pesca no defeso biológico.

Luta pela Assunção de uma política soberana e pela libertação da submissão aos interesses da UE. Nos últimos dez anos, fruto das políticas da União Europeia (UE) para as pescas, Portugal ter visto a sua frota de pesca diminuir 36 por cento e as capturas baixarem mais de 40 por cento. PS, PSD e CDS abdicaram da soberania de decisão de Portugal no sector, votando favoravelmente no PE a passagem da política de pesca para a competência exclusiva da UE. Esta perda de soberania implica que hoje países sem frota pesqueira e quase sem costa tenham mais peso nas decisões do sector do que Portugal, que tem a maior área económica exclusiva. Isto tem consequências gravíssimas no concelho e na região.

Luta por melhores transportes contra o encerramento das Linha do Oeste e Linha da Beira Alta;
e por melhores transportes públicos urbanos e ferroviários e por horários consentâneos com as necessidades dos utentes.

Em todas estas áreas o PCP interveio, no Plano Institucional e de Massas. Sem a intervenção do PCP estas situações teriam tido decerto evoluções diferentes e sempre mais negativas, o que demonstra a necessidade de reforçar o PCP, intensificar a luta afirmando a Força do Povo por um Portugal com Futuro – Uma política patriótica e de esquerda.