logo_pcp.jpgA Célula dos Trabalhadores de Hotelaria de Coimbra distribuiu um comunicado dirigido aos AOS TRABALHADORES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO SUCH NOS HUC - POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO:

É urgente que a Administração do SUCH intervenha no sentido da reparação de situações que põem em causa quer as condições de trabalho nos Hospitais da Universidade de Coimbra, quer a qualidade dos serviços prestados aos utentes.
Os trabalhadores da alimentação da SUCH têm manifestado algumas situações preocupantes sobre más condições de trabalho na cozinha e em alguns corredores anexos à mesma.
O piso está degradado. Os mosaicos estão muito mau estado, com muitas rachas, e em alguns sítios mesmo arrancados. Decidiu a administração colocar pinos à volta. Esta situação em nada ajuda a segurança e higiene das instalações que por razões óbvias nestes buracos acumula-se lixo e restos de alimentos, e pode no futuro sujeitar os trabalhadores a responsabilidades em caso de algum acidente.
Como a alimentação tem que ser entregue aos doentes, e o espaço não permite contornar, os trabalhadores são obrigados a levantar em peso os carros de distribuição, que quando estão cheios têm um peso enormíssimo, pondo assim em causa a segurança e a saúde dos trabalhadores. Acresce que os carros de distribuição estão velhos e em mau estado.

Também nas cozinhas a degradação do material coloca em causa a segurança, como é exemplo as muitas panelas sem asas que têm ocasionado acidentes de trabalho.

A avaria das arcas frigoríficos está a ser colmatada com duas carrinhas com caixa frigorífico no exterior das instalações, o que obriga os trabalhadores a transportarem os alimentos congelados num minúsculo carrinho e que mais uma vez põe em causa a sua segurança física pois têm que constantemente ir carregar ao exterior os produtos.
Esta situação pode mesmo pôr em causa a qualidade dos próprios alimentos, que com o transporte por vezes mais demorado para dentro das instalações podem perder a sua temperatura exigível por lei e posterior degradação dos mesmos.

O PCP saúda a luta dos trabalhadores da SUCH organizados no seu sindicato, sem a qual, não teria sido possível a concretização do Acordo de Empresa.

COM A LUTA E INICIATIVA DO PCP FOI POSSÍVEL DAR PASSOS NA DEVOLUÇÃO DE DIREITOS!
É NECESSÁRIO IR MAIS LONGE!

Com a luta dos trabalhadores foi possível derrotar os planos de PSD/CDS para intensificar a exploração. Foi possível avançar, ainda que limitadamente: Eliminação da sobretaxa do IRS, devolução dos 4 feriados roubados, aumento do Salário Mínimo Nacional, aumento do abono de família, redução das taxas moderadoras, redução da taxa máxima do IMI,

Sem desvalorizar o que foi alcançado, as condições de vida dos trabalhadores exigem outras medidas. É necessário: mais justiça social, valorizar o trabalho e os trabalhadores, defender os direitos, à saúde, à educação, à segurança social e à cultura, atacar o desemprego, a precariedade e os baixos salários. São estes os compromissos do PCP, que nesse sentido continuará a intervir na Assembleia da República e fora dela.

–Criação de um Plano Nacional de Combate à Precariedade;
–Combate à desregulação do horário de trabalho
–Reposição do princípio do tratamento mais favorável do trabalhador e eliminação da caducidade dos contratos colectivos de trabalho;
–Consagração das 35 horas como duração semanal de trabalho para todos os trabalhadores;
–Subida do salário mínimo nacional para os 600 euros;