joomla templates top joomla templates template joomla

dsc03591.jpgA CERES  é uma empresa cerâmica importante e foi, durante muitos anos, uma referência no concelho de Coimbra. O desaparecimento desta empresa deve-se à incapacidade e má gestão das administrações da empresa e à falta de empenhamento do Governo PS na sua viabilização. O encerramento não pode ser imputado à crise e muito menos aos seus trabalhadores.

É sobejamente conhecido o esforço e luta dos trabalhadores  para que as diversas entidades e o governo acelerassem todo o processo de modo a que a empresa se pudesse candidatar a fundos para investimento.  É conhecida a paciência e tolerância dos trabalhadores para com os sucessivos adiamentos da reabertura da empresa. Após a reabertura ficou patente a tolerância dos cerca de 50 trabalhadores com vários meses de salários em atraso. Os trabalhadores e o seu sindicato tudo fizeram para que a empresa reabrisse e se salvaguardasse os seus postos de trabalho.
 
A  Administração não cumpriu. Queimou prazo atrás de prazo, compromisso atrás de compromisso e em vez de diminuir o passivo da empresa ainda o aumentou, hipotecando o património da empresa. Se este processo de reabertura desta empresa falhou deve-se à administração e à política deste Governo PS de delapidação do sector produtivo.

O Governo PS e a sua política de direita tudo faz para favorecer os Grupos Financeiros e pouco ou nada faz para salvaguardar o aparelho produtivo do País e para defender os direitos dos trabalhadores. Como resultado das benesses do Governo PS, a Banca teve em 2009 (ano da crise) 5 Milhões de Euros de lucro por dia. Como resultado dos sacrifícios exigidos pelo Governo PS, os trabalhadores tiveram redução dos salários, diminuição do poder de compra,  diminuição da duração e abrangência dos subsídios de desemprego.

Os trabalhadores sabem que o PCP tudo fez para que fosse possível a reabertura  da empresa e a defesa dos postos de trabalho.

O PCP solidariza-se mais uma vez com os trabalhadores da CERES, assim como com a luta pelos seus direitos.

O PCP apela a todos os trabalhadores que continuem a lutar. Só a luta poderá derrotar estas políticas que tanto mal têm feito aos trabalhadores e ao País.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg