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Reabertura do Ramal da Lousã – Importante vitória da luta das populações!

A confirmar-se, a reabertura do Ramal da Lousã só pode ser atribuída à persistência e combatividade da luta das populações. O PCP alerta que ainda é necessário garantir a exigência de modernização e electrificação da linha e por isso continua a apelar à união de todos na defesa do ramal.

Convém lembrar que o PCP sempre denunciou que o encerramento da linha significava um autêntico roubo. O PCP esteve sempre na primeira linha pela exigência da reposição dos carris e pela sua electrificação, assim como pela sua ligação à rede ferroviária nacional. No Orçamento de Estado para 2011, o PCP apresentou uma proposta para reposição e electrificação da linha - PS, PSD e CDS uniram-se para não a aprovar.



 

2. É necessário continuar a luta por uma solução de mobilidade para a cidade de Coimbra como forma de resolver os evidentes problemas de trânsito e de mobilidade dentro da Cidade, com garantia de gestão pública, acessível em termos de preço e em coordenação com os SMTUC (premissas que não estavam garantidas no projecto Metro Mondego tal como estava a ser implementado). É urgente encontrar soluções para o inferno urbanístico, para os problemas de segurança e de mobilidade causados pelas obras do Metro.

3. O PCP apela ao necessário combate ao plano de encerramento de centenas de quilómetros de via férrea que o governo apresentou à troika. O orçamento de Estado veio trazer à luz este plano. A eventual reabertura do ramal da Lousã não deve esconder os malefícios que o Governo PS iniciou e que o governo PSD-CDS se prepara para continuar.

4. É fundamental continuar e intensificar a luta pela reabertura da Linha Pampilhosa – Cantanhede – Figueira da Foz. Esta linha foi encerrada no dia 4 de Janeiro de 2009 por alegadas razões de segurança no dizer da REFER. Foi prometido que o encerramento seria temporário e para realizar obras. O Governo do PS, questionado pelo PCP, garantiu em Abril de 2009 que as obras seriam iniciadas em breve. Estas declarações apenas serviram para enganar as populações e passados mais de dois anos o ramal segue sem perspectivas de rabertura. As populações têm que se unir em defesa desta linha e exigir do governo PSD/CDS a sua reabertura e modernização.

5. É fundamental que utentes e trabalhadores intensifiquem a luta contra o encerramento da Linha do Oeste e contra o encerramento das oficinas da EMEF na Figueira da Foz. É inadmissível! O país não pode perder linha férrea. O transporte ferroviário é um transporte com futuro, essencial ao desenvolvimento económico, ao ambiente e à qualidade de vida das populações. Nesta matéria, mais uma vez, PS, PSD e CDS mentiram ao Povo. Mentiram aos utentes da Linha da Pampilhosa- Cantanhede, aos trabalhadores da EMEF e utentes da Figueira da Foz com o encerramento das oficinas e da linha do Oeste.

O PCP continuará a denunciar a irracionalidade que é destruir linhas ferroviárias.

O PCP continuará a apelar à luta que é preciso continuar a travar na defesa do transportes dignos e acessíveis a todos!

As populações e os trabalhadores podem contar com o PCP!

2011-11-02

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