joomla templates top joomla templates template joomla

logo_cdu.jpgOs Presidentes das Juntas de Freguesia da CDU do Distrito de Coimbra realizaram uma conferência de imprensa sobre o  chamado Documento Verde para a Reforma da Administração do Poder Local. Para os presidentes das 8 Juntas de Freguesia de maioria CDU, as medidas incluidas neste documento constituem um “manual” de ataque ao poder Local Democrático e aos direitos das Populações e têm que ser combatidas através da luta das populações.

Ao mesmo tempo que mandam encerrar mais e mais serviços públicos de proximidade; ao mesmo tempo que cortam em tudo aquilo que mais necessitamos para trabalhar e viver; enquanto aumentam brutalmente os impostos; as “tróikas” – a externa do BCE, mais a CE mais o FMI e a “tróika” interna do PSD, mais CDS/PP mais PS – querem agora extinguir e fundir Freguesias a pretexto de eventuais “poupanças” orçamentais.

Ora, é sabido que Portugal, e comparativamente tendo em conta a População, tem um número total de Freguesias e Órgãos Autárquicos inferior a Espanha e à maioria dos outros Países da União Europeia.

Por outro lado, perante o Orçamento de Estado (OE), são irrisórios, pesam quase zero, os gastos com o funcionamento das Juntas e Assembleias de Freguesia.

Quanto ao investimento feito directamente pelas Juntas de Freguesia, para obras e outras iniciativas locais, esse investimento garante preços mais baixos e “fiscalização” mais directa e interessada por parte dos Autarcas e das próprias Populações.


Entretanto e em qualquer caso, nesta matéria de formação ou extinção de Freguesias, em primeiro lugar deve respeitar-se a vontade das Populações.


Ou seja, temos todos os motivos para manter as actuais Freguesias e, até, se deveriam formar novas Freguesias nomeadamente em zonas populosas/citadinas, para aproximar mais as Populações desses órgãos – eleitos - do Poder Local e dos respectivos Autarcas

É NECESSÁRIO ENVOLVER AS POPULAÇÕES NA LUTA CONTRA O ATAQUE DAS “TRÓIKAS” AO PODER LOCAL

Em vez desta Reforma da Administração do Poder Local, devíamos era estar a discutir uma nova Lei das Finanças Locais e a criação das Regiões Administrativas e seus Órgãos – eleitos - de Governo Regional.

As 209 Freguesia do Distrito de Coimbra, “correm o risco” de vir a receber do Orçamento de Estado – 2012, cerca de 8 327 000 Euros, o que pode parecer “alguma coisa” mas que, de facto, dá uma média de, apenas, 6 cêntimos por dia e por eleitor ( cerca de 394 mil eleitores) !

Isto dá ideia da “miséria” e da injustiça que são impostas, às nossas Freguesias e seus Órgãos Autárquicos, pela actual Lei das Finanças Locais. E este é que é um dos maiores problemas do Poder Local e não o actual número de Freguesias ( ou Municípios). Problema imposto por sucessivos governos e respectivas maiorias na Assembleia da República com repercussões muito negativas na vida das Populações. Sim, é necessária uma nova Lei das Finanças Locais que venha dotar as Freguesias ( e os Municípios) de muito mais verbas para fazerem obra !

Por outro lado, a Constituição da República Portuguesa não consagra a extinção de 500 ou 1000 ou mais Freguesias mas consagra a criação das Regiões Administrativas. Ou seja, as “tróikas” e as suas imposições não têm poderes democráticos nem qualquer legitimidade para se substituírem à Constituição da República Portuguesa.

ANAFRE DEVE ASSUMIR POSIÇÃO MUITO FIRME CONTRA TENTATIVAS DE EXTINÇÃO OU FUSÃO DE FREGUESIAS

ANAFRE deve assumir uma oposição frontal às tentativas de extinção ou fusão – administrativas - de Freguesias, suas filiadas ou não. E deve fazê-lo publicamente e também aos níveis regional, nacional e da UE.

Ao mesmo tempo, os Autarcas e as Populações devem lutar com confiança contra a consumação dos intentos antidemocráticos e antipoder local das “tróikas”.

Cernache (Coimbra) 25 de Outubro de 2011

Os Presidentes de Junta de Freguesia eleitos pela CDU no Distrito de Coimbra

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg