Choupal O deputado comunista António Filipe visitou a Mata do Choupal e anunciou, em Coimbra, que o grupo parlamentar do PCP vai apresentar um projecto de resolução, recomendando ao Governo que recue na solução de atravessamento do Choupal pelo novo traçado do IC2 e que estude alternativas.

Propostas do PCP para Defender o Choupal:
  1. Manter o Choupal no domínio Público sob a tutela do ICN-B – Contrariando tentativas deste Governo em privatizar as matas nacionais – a exemplo do que já foi anunciado pelo governo em relação a outras matas nacionais;

2. Requalificação e preservação deste importante espaço verde – anos de desinvestimento e abandono são visíveis no estado deste espaço verde - é necessário investimento e reforço de meios no ordenamento, requalificação e reflorestação. O PCP tem vindo a manifestar uma preocupação profunda com o estado das matas nacionais e com a falta de meios destinados à conservação destas áreas;

3. Estudar alternativas de traçado do IC2 atendendo pareceres negativos, designadamente do ICN [Instituto de Conservação da Natureza]. ,

O projecto de resolução do PCP será discutido em simultâneo com o debate da petição contra o novo traçado do IC2 em Coimbra, nomeadamente contra a nova ponte sobre o Rio Mondego e o Choupal, que foi subscrita por cerca de 10 mil pessoas.