pcp.gifExtinção de freguesias: PSD e Figueira 100% - as duas faces da mesma moeda!

A cumplicidade do PSD e do Movimento Figueira 100% manifesta, de forma clara e inequívoca, que estão estas forças políticas cada vez mais próximas a nível local mas também em consonância com o PSD nacional. Com a sua vergonhosa votação na última sessão de Assembleia Municipal, de 12 de outubro, demonstraram, de modo muito claro que, tal como o Governo, também eles comungam, em pé de igualdade, da ideia de Passos Coelho, de  Miguel Relvas, do secretário de Estado Paulo  Júlio e outros de que as freguesias são algo dispensável e até (quem sabe?!) Incómodo.

A monstruosidade aprovada nessa Assembleia Municipal, a extinção das freguesias de Brenha, Borda do Campo, Santana e S. Julião, assim como a redefinição territorial da freguesia de Vila Verde, (despojada da Morraceira), não tem, no quadro existente, qualquer justificação política, económica ou social.

Estas extinções em nada contribuirão para reduzir a despesa pública, mas resultarão em pior serviço e em mais dificuldades para as populações. Quanto à anexação da Morraceira por parte da freguesia de Lavos ela poderá ser  a moeda de troca pelo voto do seu Presidente, agora travestido de “independente”.

Com a posição agora assumida o Movimento Figueira 100% perdeu a legitimidade da sua existência, uma vez que traiu tudo o que afirmava ser e o que prometeu ser perante os figueirenses. É cada dia mais transparente que a sua oportunística criação teve mais a ver com desavenças pessoais e de grupo, no seio do PSD, do que com qualquer motivação de melhor servir o concelho. Trapacearam, pois, o que diziam ser os seus objetivos. Trapacear não é, infelizmente, nada de novo -  a prática do engano já vem de longe e teve mais um infeliz exemplo!

Com esta atitude PSD e Movimento Figueira 100% ficam definitivamente fora das fileiras dos que continuarão a lutar contra uma lei iníqua que o PCP, cedo denunciou e que jamais aceitará, uma lei que desrespeita as populações, o seu sentir e as suas sensibilidades próprias.

No entanto, desiludam-se aqueles que julgam que a vergonhosa votação do dia 12 de outubro, tão iníqua quanto a lei, encerrou o assunto. Este só ficará fechado se as populações assim o entenderem. Estas poderão sempre contar com o contributo do PCP na afirmação da sua luta.

A MAIORIA DOS MUNICÍPIOS PRONUNCIOU-SE CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS!
O GOVERNO ESTÁ ISOLADO! É POSSÍVEL DERROTAR ESTA LEI!

Vivam as freguesias de Brenha, Borda do Campo, Santana e S. Julião
É possível derrotar esta lei!
A LUTA CONTINUA!

Figueira da Foz, Outubro 2012                                    A Comissão Concelhia Figª Foz do PCP