pcp.gifO alarme chegou, com a água da Fonte a jorrar completamente turva e poluída. Os prejuízos são enormes, para a vida das pessoas, para o turismo, para a piscina natural, para a Ribeira de Ançã, formada pelo grande caudal da nascente, denominada de “Fonte de Ançã”, que rega as culturas nos campos a jusante da Fonte, até ao rio Mondego. É uma catástrofe natural e ambiental.

É PRECISO INTERVIR E APURAR RESPONSABILIDADES

É preciso que haja uma intervenção urgente, para que se apurem as causas e todas as responsabilidades da situação criada, indispensável para que se actue convenientemente, condição para que se reponha a normalidade. Quanto mais tarde, estas diligências, maiores serão os prejuízos e os custos e mais difícil será travar e inverter este desastre.

NÃO À DESENFREADA EXTRACÇÃO DE PEDRA

Há que apurar se a exploração e extracção desenfreada de pedra, em grande escala, nas pedreiras a montante, na zona de Portunhos, estão na causa deste desastre. Tudo leva a crer que o sistema aquífero Ançã-Cananhede, que descreve um triângulo que passa por Andorinha, Fornos, Zambujeiro, Outil, Cordinhã, Portunhos e desagua na Fonte de Ançã, está a ser destruído. A natureza tem que ser defendida e preservada.

A população está justamente indignada e receia pelo futuro da sua Fonte. A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal têm que ser mais interventivas e actuantes na exigência no apuramento das causas e dos responsáveis, e não fazerem de conta que as causas são desconhecidas, de que não há responsáveis e que tudo se resolverá naturalmente num ambiente doméstico.

ANÇÃ UNIDA EM  DEFESA DA FONTE

É preciso que os ançanenses se unam na defesa da sua Fonte, da sua Terra, dos seus direitos e interesses, pois só com a luta conseguirão atingir estes objectivos, isto é, que a Fonte volte a ter água límpida e com o seu caudal recuperado.

O PCP VAI LEVAR O PROBLEMA À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O PCP, pela sua parte, através da Assembleia da República, vai questionar o Governo sobre que medidas pensa tomar através dos seus organismos, dos seus técnicos especializados, para que a Fonte de Ançã seja defendida como um bem público que é da maior importância para o ambiente, o turismo, as culturas agrícolas, e a sua população.

A FONTE É UM EX-LIBRIS AMBIENTAL  HISTÓRICO

Ançã, terra de relevantes tradições históricas, foi sede de concelho entre 1371 e 1853 e elevada a vila em 12 de Julho de 2001.

A sua Fonte, a Fonte que provém de um sistema aquífero de 40 km2, chegou a ter um caudal de cerca de 950 L/s, ex-libris da terra, corre graves riscos de sucumbir.

Ançã, Outubro / 2012
A Comissão de Freguesia de Ançã do PCP