20130229_apresentao_candidatos_coimbra_web.jpg

Realizou-se dia 26 de Fevereiro, a apresentação dos primeiros candidatos aos órgãos municipais de Coimbra, numa sala repleta, com mais de 90 participantes, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. Os candidatos foram apresentados por Fernando Martinho (Médico, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Coimbra).

O primeiro Candidato à Assembleia Municipal de Coimbra é Manuel Rocha, referiu que:

“A CDU faz sentido exactamente por estar presente em todos esses lugares, no seu todo, e nos lugares particulares também. Por isso não enjeitamos nenhuma atribuição de responsabilidade em que possamos trabalhar pelos objectivos que nos são programa de acção e, logo, compromisso assumido perante os nossos concidadãos. Sem desvios. É com esta\disposição que encaramos cada luta que travamos. (...) Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal e no Executivo Municipal fazem exactamente aquilo com que se comprometeram perante os eleitores que os elegeram – trabalham para que Coimbra seja um lugar de bom-viver. Às vezes conduzindo políticas, outras vezes opondo-se às políticas adoptadas propondo sempre alternativas naquele que é o traço distintivo da CDU no desempenho de cargos públicos, e que se resume à sigla “trabalho, honestidade, competência”."

Já Francisco Queirós, primeiro candidato à Câmara Municipal de Coimbra, salientou que a CDU é a alternativa e concorre para governar o concelho. A CDU tem provas dadas e presta contas à população. PSD, CDS e PS no governo do país, ou com as principais responsabilidades sobre o destino do concelho de Coimbra, já demonstraram que não são fautores ou dinamizadores de desenvolvimento...” “A Centralização do poder nos presidentes, leis de financiamento e, mais recentemente, leis de extinção de freguesias, de compromissos e outras, têm sido de facto um compromisso com um objectivo maior que perseguem – o de destruir o poder local democrático.”

“Depois de largos anos de uma gestão do PS com Machado, seguiram-se anos de gestão PSD/CDS. No essencial, será difícil encontrar diferenças.” “À falta de rumo e do multiplicar de oportunidades perdidas, a CDU contrapôs a defesa de serviços públicos. A luta contra a privatização da água e de outros serviços municipais. A CDU bateu-se contra os aumentos das tarifas de água e saneamento. Esteve na primeira linha, nos órgãos próprios e nos locais de trabalho, nas ruas, praças e colectividades junto com as populações no combate pelo SNS, Serviço Nacional de Saúde, na defesa da saúde pública e de qualidade. Desde a exigência pela construção de um novo Hospital Pediátrico, na qual a luta de utentes e profissionais foi determinante, ou contra o encerramento de centros de saúde, de serviços de urgência nos Covões, das maternidades, do hospital militar ou da ortopedia pediátrica. A CDU esteve na linha da frente contra o encerramento de escolas, a constituição de mega-agrupamentos, pela qualidade das refeições escolares. Na defesa de direitos dos trabalhadores da autarquia, contra o encerramento de empresas e de serviços essenciais, como a delegação da agência Lusa. Na defesa da cidade e do seu desenvolvimento, contra o prolongamento de horários das grandes superfícies, na defesa do comércio local e das micro, pequenas e médias empresas. Na defesa da liberdade de informação, batendo-se pela presença dos jornalistas nas sessões da Câmara. Na defesa da cultura e no apoio aos agentes culturais do concelho pelas suas reivindicações. Na denúncia do enorme número de edifícios públicos devolutos e na exigência da sua utilização ao serviço da cidade. A CDU bateu-se pela concretização de direitos fundamentais. Pela Defesa do direito à habitação, contra a lei do arrendamento, a “Lei dos Despejos”, contra os aumentos brutais do IMI e a trágica situação da ausência de habitação com o aumento de procura de um tecto a atingir novos e mais vastos sectores da população.”

“A população de Coimbra conhece-nos. Viu-nos em todas as lutas, nos pequenos lugares, nas 31 freguesias, nos bairros e ruas, na cidade, dando rosto às propostas para o desenvolvimento do Concelho, lutando por uma vida melhor. Está assim pois nas mãos dos cidadãos de Coimbra a possibilidade de mudar o destino da cidade e do Concelho.”