joomla templates top joomla templates template joomla

20140317_visita_miguel_tiago_cultura.jpg

 

O deputado Miguel Tiago (responsável pela área da Cultura, no Grupo Parlamentar do PCP) deslocou-se hoje, Segunda-Feira, a Coimbra, para encontros com as direcções do Círculo de Artes Plásticas e d’O Teatrão, visitando as respectivas sedes.

Em foco estiveram a actividade de criação e programação de cada uma destas entidades, as actividades em curso, bem como o recenseamento de problemas enfrentados. Para além do conhecimento mais próximo da realidade concreta destas estruturas, o momento foi aproveitado também para dar conta do trabalho parlamentar desenvolvido nesta área em defesa da criação artística.

Em causa estiveram nomeadamente a recente Pergunta dirigida ao Governo sobre “O atraso, critérios e transparência do concurso de apoio às artes”, bem como do Projecto de Resolução apresentado pelo PCP, por um modelo de apoio às artes mais justo e com mais recursos.

Alertando para o facto de que o Estado se vem retirando da política cultural, deixando a decisão sobre o que é distribuído e difundido na esfera dos grupos económicos, o PCP sublinha que esta política de censura financeira se traduz numa evidente censura política, na medida em que significa, inevitavelmente o bloqueio parcial ou total às manifestações culturais e artísticas cuja difusão não esteja assegurada pelos meios de comunicação de massas ou pelo mercado da organização de eventos.

20140317_visita_miguel_tiago_en110.jpgO deputado teve ainda um encontro com membros da Comissão de Utentes da EN110 e alguns populares, no local onde a estrada se encontra ainda encerrada e alvo de intervenção pelas Estradas de Portugal. Tendo tomado conhecimento dos problemas técnicos que terão atrasado a reabertura da estrada na data prevista, Miguel Tiago ouviu o descontentamento das populações para quem a aquela via é essencial e sublinhou, da parte do PCP, o empenhamento na reabertura rápida da mesma, garantindo junto do Governo, a pressão e a atenção necessária até o problema ser resolvido. Ao mesmo tempo, o PCP não deixou de alertar para a necessidade de um plano de acompanhamento e manutenção permanente daquela estrada, frisando que o caminho de privatização da Estradas de Portugal, cria dificuldades visíveis na solução atempada dos problemas, significando – a concretizar-se plenamente – a perda do respectivo controlo democrático, por parte dos cidadãos.

Miguel Tiago estará novamente em Coimbra, no próximo dia 24, segunda-feira, com programa a anunciar oportunamente.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg