20150207_pcp_os_catlicos_e_a_igreja_penacova.jpg7 DE FEVEREIRO / 15H30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENACOVA Realizar-se-á o Debate O PCP,  OS CATÓLICOS
E A IGREJA
com a participação de:

Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP

Deolinda Machado, Licenciada em Teologia, activista da LOC, dirigente da CGTP-IN

Edgar Silva, Licenciado em Teologia, foi padre. É deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira e membro do Comité Central do PCP

Ricardo Coelho, Dirigente da Liga Operária Católica (LOC)

Sérgio Dias Branco, Leigo da Ordem Dominicana, membro da Direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP

A moderação estará a cargo de Isabel Bem-Haja, eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Lorvão edirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

..aquilo que nos separa nada é comparado com o que nos une.”
Álvaro Cunhal, em “O Partido Comunista, os Católicos e a Igreja” (1947)

A fome instalou-se na casa de muitos portugueses. Muitas crianças tomam a sua primeira refeição na Escola e levam dali um reforço para ojantar. O desemprego afeta praticamente todas as famílias, a exploração empobrece quem trabalha, os jovens estão a ser expulsos do país, aprostituição aumenta à beira da estrada.

Sentimos as mesmas preocupações da parte de muitos católicos. Perante a degradação da situação nacional, o agravamento da exploração, dodesemprego, das injustiças sociais e carências, o PCP tem prosseguido um trabalho persistente, determinado e alargado com vista à rupturacom a política de direita que conduziu a este estado de coisas e à concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda.

Face a tão graves problemas, a unidade de ação entre católicos e comunistas na luta, que é comum, precisa de contributos urgentes para trocarideias e experiências, procurar caminhos e confluências.  Aprofundar o conhecimento da diversidade e evolução do pensamento teológicolibertador, das dinâmicas associativas e de ação católica consciente dos problemas sociais e das suas raízes, são também objetivos destedebate.

Defensores que somos do respeito pela liberdade religiosa e de culto (princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa), temosnas nossas fileiras vários militantes católicos, que sem abdicarem da crítica necessária às posições políticas da hierarquia da Igreja Católica emPortugal, nomeadamente durante o fascismo, procuram desenvolver a reflexão e a discussão na procura da convergência entre comunistas ecatólicos. Congratulando-nos antecipadamente com a sua presença e participação activa,

A Comissão Concelhia de Penacova do PCP