joomla templates top joomla templates template joomla

20141219_visita_miguel_viegas_oliveira_do_hospital_web.jpgUma delegação da Concelhia de Oliveira do Hospital e da DORC do PCP, com o Deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, realizou uma série de encontros e visitas em Oliveira do Hospital. Esta acção inseriu-se no âmbito da actividade normal de contacto com problemas de interesse para as populações do Concelho, de modo a fundamentar a intervenção do PCP. A delegação do PCP reuniu com uma representante da direcção da ESTGOH, com a direcção do Agrupamento de Escolas, contactou com utentes do Centro de Saúde e visitou e contactou com trabalhadores do Tribunal de Oliveira do Hospital.

Na reunião com a direcção da ESTGOH ficou evidente que o processo de ataque ao ensino superior também tem vindo a sacrificar a ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. A Escola, que integra o Instituto Politécnico de Coimbra, tem vindo a sobre de forma directa, pela via da asfixia financeira do Ministério da Educação, por via indirecta, pela via das consequências da crise e da interioridade, que tem vindo a retirar alunos à Escola Superior. Com 3 licenciaturas encerradas na ESTGOH em 3 anos. O PCP reafirmou o seu comprometimento na defesa desta importante Escola para o concelho e para a região.

20141219_visita_miguel_viegas_oliveira_do_hospital_web_2.jpg 


Na Reunião com Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a delegação do PCP, pode constatar que a criação, pela (ex)DREC, pelo Ministério da Educação e pelo Governo, do mega-agrupamento em Oliveira do Hospital teve consequências negativas na comunidade escolar. Uma medida que não teve em conta as características do concelho – extenso, disperso, rural. Cortou, de forma cega, verbas 50000€/mês para 25000€/mês. Reduziu meios nomeadamente no acompanhamento de Alunos com necessidades educativas especiais, com menos professores e psicólogos.

No contacto com utentes do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, a delegação do PCP pôde constatar a enorme preocupação sobre o futuro daquela unidade de saúde, quer pela falta de médicos quer pela possibilidade de transferir o serviço de atendimento nocturno do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para a Fundação Aurélio Amaro Diniz,. O Hospital da Fundação não faz parte do Serviço Nacional de Saúde. O PCP transmitiu que, a única forma de salvaguardar os cuidados de saúde para todos é manter os serviços públicos de saúde, e reafirmou que , através do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, solicitou que, sejam prestados os seguintes esclarecimentos por intermédio do Ministério da Saúde

O Tribunal de Oliveira do Hospital foi extinto por decreto deste governo PSD/CDS-PP, a partir de 1 de Setembro, ficando em Oliveira do Hospital, apenas, uma secção (desclassificada) do Tribunal da Comarca de Coimbra, sendo que os Tribunais - também estes transformados em “secções” - de Montemor-o-Velho e Soure também vão passar a tratar de processos (conjuntamente com o Tribunal da Comarca de Coimbra) que até agora eram tratados pelo (extinto) Tribunal da Comarca de Oliveira do Hospital. O Tribunal da Comarca de Oliveira do Hospital perde quase todas as competências que tinha:- perde os casos de -- Família e Menores -- de Insolvências –- de Execuções (dívidas) –- do Criminal (colectivo de juízes) –- do Cível para casos acima dos 50 mil Euros. Ficam por cá - na tal “secção” de Oliveira do Hospital do Tribunal da Comarca de Coimbra - apenas os processos do Cível até 50 mil Euros e os crimes “menores” que não requeiram colectivo de juízes. A grande preocupação dos profissionais dirigiu-se aos processos de Família e Menores que obrigam a deslocações, num quadro de grandes dificuldades económicas das famílias.

O PCP reafirmou a sua intenção de continuar a intervir nas instituições, no concelho, junto das populações na denúncia e alerta das consequências de uma política de ataque aos serviços públicos que tanto tem afectado o país e o concelho de Oliveira do Hospital, denunciou a passividade do executivo camarário face a estes problemas e apelou à unidade e luta das populações como forma de salvaguardar os seus direitos.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg