20170224_escola_jos_falco.jpg

A Deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, no âmbito da sua actividade normal de acompanhamento do Distrito de Coimbra realizou uma visita à Escola Secundária José Falcão, onde realizou encontros com a direcção, pais e estudantes, em torno do problema da degradação das instalações desta escola e deu nota do projecto de resolução, apresentado pelo PCP, pelo início de obras de recuperação do edifício desta escola.

A deputada do PCP reuniu ainda com representantes dos trabalhadores da Universidade de Coimbra, em torno do problema da sua possível transformação em Fundação de direito privado.

Tendo tido a oportunidade de ouvir as suas organizações sobre a passagem de universidades públicas a fundações de direito privado que agravará os problemas actuais do ensino superior público e põe em risco o seu futuro.

Encontrou-se com o Sindicato dos Professores da Região Centro,

20170306_ana_mesquita_reunio_com_a_funo_pblica.jpgEncontro com Sindicato Trabalhadores Funções Públicas e Sociais do Centro ,

20170306_ana_mesquita_reunio_com_abic.jpgEncontro com Associação de Bolseiros de Investigação Científica

A deputada reafirmou que o PCP continua a bater-se por mudanças substanciais no ensino superior público que melhorem a sua qualidade, reforcem a sua democraticidade e garantam a sua gratuitidade: o reforço do financiamento por via do Orçamento do Estado e da Acção Social Escolar; a alteração do modelo de financiamento tendo em conta necessidades específicas, através de uma proposta concreta já apresentada na Assembleia da República; o estabelecimento de um regime mais justo de acesso ao ensino superior e a expansão do ensino superior público; a integração num único sistema organizado de ensino superior de todas as universidades e institutos politécnicos com respeito pela identidade, especificidade e criatividade de cada instituição; a salvaguarda e aperfeiçoamento da autonomia do ensino superior público consagrada na Constituição; a defesa da gestão democrática e transparente das instituições.