20170310_miguel_viegas_cantanhede_hospital_trabalhadores.jpgMiguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, deslocou-se mais uma vez ao distrito de Coimbra. A jornada foi dedicada aos serviços públicos, com grande destaque para a questão dos trabalhadores com vínculos precários que continuam a existir nos vários sectores da administração pública.

20170310_miguel_viegas_rovisco_pais_cantanhede.jpgNa parte da manhã, a delegação comunista reuniu com a Administração do Centro Reabilitação Rovisco Pais na Tocha e com a Administração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e finalmente com representantes dos trabalhadores destas unidades de saúde - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e Sindicato da Função Pública do Centro.

20170310_miguel_viegas_hospital_cantanhede.jpgEm ambos os serviços, continuam a existir muitas situações de trabalhadores a desempenhar funções permanentes mas a trabalhar em regime de recibo verde.

Esta situação abrange cerca de oitenta trabalhadores no Centro de Reabilitação, onde a situação é mais gritante, e cerca de uma dezena no Hospital de Cantanhede. De acordo com a informação recolhida a situação deverá ser resolvida em breve. Fica no entanto a questão de saber se a prometida abertura dos concursos servirá de facto para resolver a situação dos trabalhadores com vínculos precários. Neste sentido, foi sublinhado a necessidade de elaborar concursos de molde a salvaguardar esta questão e a necessidade de reforçar as respostas de ambas as unidades de saúde à população.