Os Deputados do PCP no Parlamento Europeu visitaram o distrito de Coimbra. A visita inserida no trabalho de contacto com as populações, trabalhadores e sectores de actividade, teve como objectivo fundamentar a sua intervenção no Parlamento Europeu.
A Deputada do PCP, ILda Figueiredo, contactou com os trabalhadores da empresa cerâmica POCERAM e com os seus representantes, à porta do tribunal de Coimbra onde decorria a Assembleia de Credores da Empresa.
A Deputada solidarizou-se com os trabalhadores, comprometeu-se em levantar a situação da empresa no Parlamento Europeu e apelou à união e luta dos trabalhadores.
A POCERAM é mais uma empresa cerâmica com 153 trabalhadores abre falência no concelho de Coimbra, com contornos pouco claros, mais trabalhadores e suas famílias sentem o sabor amargo do desemprego.
A Deputada tomou conhecimento da preocupante dação das instalações a uma entidade bancária que, como resultado, fez com que a empresa ficasse a pagar 49 mil Euros/mês, por instalações que antes eram suas. Esta manobra alienou o património que constituia uma garantia para os trabalhadores. Como foi possível que esta empresa, que ainda há meia dúzia de anos construiu uma nova unidade na Figueira da Foz, declare agora insolvência, mesmo depois da venda dessa unidade? A sua construção erá sido um erro estratégico da gestão? Se foi porque tem de ser os trabalhadores a pagar a factura? Para onde terá ido o resultado desta venda? Os trabalhadores questionam e com razão, pois foram eles que, com o seu trabalho, contribuíram para o êxito da empresa.
O PCP exige que seja investigado todo este processo e apuradas responsabilidades e que sejam pagos todos os direitos aos trabalhadores. O PCP comprometeu-se a questionar o Governo e o PE sobre tão degradante e escandalosa situação.
Ilda Figueiredo visitou ainda o Centro de Tratamento de Correio do Centro em Taveiro. Durante a visita, contactou com a administração e com os trabalhadores e manifestou a preocupação do PCP com o processo de liberalização do sector dos correios e com a privatização dos CTT. Abordou ainda os problemas que se começam a sentir um pouco por todo o país, resultantes de agenciamentos e subcontratações que a direcção da empresa está a fazer, o que não só prejudica os trabalhadores como as populações. Receia-se que estas medidas sejam impulsionadas pelas propostas de liberalização que têm sido apresentadas para o sector dos correios.
Ilda Figueiredo e João Ferreira visitaram a Serra do Buçaco, onde contactaram com a população.
A Serra do Buçaco que abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova é um importante espaço natural. Na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada) com um rico património cultural e natural, é também nesta serra que são captadas as águas do Luso e Caldas de Penacova.
Nos últimos tempos tem sido muito atingida pela doença do nemátodo do Pinheiro, o que já levou ao corte de importantes áreas de pinhal o que pode ter consequências no equilíbrio ecológico deste espaço natural. Os cortes de grandes extenções de pinhal levantam ainda preocupações de invasão de espécies como a acácia. Os deputados do PCP tomaram conhecimento da situação e comprometeram-se a levantar a questão no Parlamento Europeu, no sentido de exigir a recuperação e reflorestação que recuperem a zona e apoiem os produtores florestais.
João Ferreira visitou ainda a Figueira da Foz onde contactou com Pescadores e com responsáveis do Porto de Pesca e clube Nautico. Durante a visita tomou conhecimento com problemas do porto que prejudicam a actividade piscatória e colocam em causa o seu desenvolvimento.