Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, visitou o distrito de Coimbra no passado dia 31 de Março, tendo iniciado a sua visita na Cofisa, empresa conserveira na Figueira da Foz. A deputada, acompanhada por uma delegação da comissão concelhia e eleitos na assembleia municipal, ouviu os principais problemas deste sector, motivados em grande parte pela indiferença do governo de Portugal e pela falta de legislação comunitária que proteja a produção e as MPMEs Portuguesas face à importação desregrada de países terceiros, aos quais não se aplicam as regras draconianas a que empresas nacionais do sector são sujeitas. Além disso foi reportada a injusta tributação em sede de IVA de conservas compostas por sardinhas ou atum com outros produtos como orégãos/pimentas/gengibre à taxa máxima de 23%, sendo considerados produtos de luxo.

31m2

Da parte da tarde, Sandra Pereira, juntamente com uma delegação da DORC do PCP e da Comissão Concelhia de Penacova visitou o IP3 e encontrou-se com a direcção da obra e com a Associação de utentes e sobreviventes do IP3. A associação expôs várias preocupações, nomeadamente com os acessos paralelos ao IP3 e de acesso das populações aos terrenos agrícolas e florestais, transmitindo-nos a sua grande preocupação por ainda não terem conhecimento do projecto para o restante percurso da obra. A direcção da obra assegurou que seria lançado o concurso para a implementação dos acessos paralelos ao IP3 reclamados pelas populações, e que a obra iria iniciar em meados de Abril. Foi-nos ainda comunicado que a sustentação do talude na Livraria do Mondego (uma das questões levantadas pelos utentes e pelo PCP) na zona das vias suprimidas na Espinheira e na descida do Botão iria também ser intervencionada, mas ainda sem previsão de início da obra. O PCP continuará a acompanhar esta situação, intervindo para a célere conclusão da obra na sua totalidade, e irá questionar o governo neste sentido.

31m3

De seguida Sandra Pereira esteve, juntamente com Francisco Queirós, vereador da CDU na Câmara Municipal de Coimbra em contacto com as populações do planalto do Ingote. Foi possível constatar os bairros municipais em recuperação, fruto do rigor e bom trabalho do pelouro gerido pela CDU. Vê aqui o vídeo.

31m1