20140415_bruno_dias_transdev.jpg

O Deputado do PCP na AR, Bruno Dias, e a Candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Ana Paula Pires, estiveram numa acção de contacto com trabalhadores e população em Coimbra.

À porta do terminal rodoviário de Coimbra, a delegação da CDU contactou com trabalhadores da TRANSDEV estavam reunidos em plenário e cumprindo um dia de greve. A CDU manifestou solidariedade com a luta dos trabalhadores. O patronato quer considerar apenas como horário de trabalho o tempo efectivo de condução e não o tempo integral que o trabalhador está ao serviço da empresa. É uma medida injusta que penaliza os trabalhadores, reduz o valor do trabalho e desestrutura a vida pessoal e familiar dos trabalhadores. Ana Paula Pires reafirmou que é necessário o reforço da Luta dos trabalhadores e que essa luta seja transportada para o voto na CDU no próximo dia 25 de Maio.

20140515_bruno_dias_pais_nee.jpg

No contacto com Pais de alunos com necessidades educativas especiais, à porta da DGEstE Centro, onde se encontravam em protesto. Bruno Dias e Ana Pires deram nota de um projecto de resolução, que o PCP apresentou esta semana na Assembleia da República, no sentido da resolução de problemas que decorrem da aplicação das medidas do Governo PSD-CDS que resultaram no corte dos apoios a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Encontraram-se com representantes dos trabalhadores da ERSUC. Tiveram oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os principais problemas dos trabalhadores da empresa. De todas as empresas do grupo EGF, a ERSUC é a que pratica os mais baixos salários. Não existe um plano de carreiras, praticamente todos os trabalhadores têm a mesma categoria, seja qual a função que desempenham, sendo que os trabalhadores não têm tido acesso aos resultados das avaliações a que estão sujeitos. Existe abuso do recurso a trabalhadores temporários a ocupar postos de trabalho permanentes. A empresa funciona com um número de trabalhadores abaixo do necessário, o que conduz a sobrecarga de trabalho. Muitos trabalhadores estão sujeitos a condições de trabalho degradantes, não têm seguro de saúde nem subsídio de risco sendo que a actividade que desenvolvem comporta riscos pelo contacto com resíduos. O Deputado do PCP e a Candidata da CDU reafirmaram a sua posição contra a privatização da EGF e manifestaram-se solidários com a luta dos trabalhadores.

Bruno Dias reuniu com os representantes dos trabalhadores dos CTT onde aprofundou o conhecimento sobre as consequências do processo de privatização, que tem vindo a degradar o serviço prestado, retirou o tratamento do correio normal no Centro de Taveiro, acentuou o trabalho precário, desqualificado e mal pago.

No contacto com utentes e representantes dos trabalhadores ferroviários na estação de Coimbra-B apelou.se aos trabalhadores da Refer e da Estradas de Portugal para que se unam em defesa das duas empresas, e da sua especificidade, contra a anunciada fusão que o Governo estará a preparar. O trabalho realizado em cada uma destas empresas tem especificidades que exigem uma formação própria. No caso da Refer, acrescentam, a complexidade do sistema ferroviário exige uma técnica muito específica, numa articulação perfeita dos diversos aspectos da infra-estrutura com os comboios que nela circulam.

Em todos os contactos foi transmitida uma mensagem de apelo à luta das populações e dos trabalhadores como forma de derrotar este governo e esta política. Dia 25 de Maio, nas eleições para o Parlamento Europeu é necessário levar a luta até ao voto, votando na CDU!