Mais uma vez, as principais vítimas serão as crianças que as frequentam!
Na Assembleia Municipal de 30 de Abril de 2014, a CDU interpelou o Presidente da Câmara no sentido de esclarecer se as escolas do concelho que estariam abrangidas pela nova onda de encerramento de escolas, Tojeiro e Portela, correriam esse risco.
Perante a questão levantada pela CDU, o Presidente da Câmara afirmou perentoriamente que “a escola do Tojeiro não iria encerrar. Já em relação à escola da Portela, depois de uma fundamentação já efectuada com a colaboração do Presidente de Junta, é quase certo que também não irá encerrar este ano.”
Perante a lista definitiva ontem tornada pública pelo Ministério da Educação onde constam as escolas da Portela e do Tojeiro, a CDU não pode deixar de manifestar o maior repúdio pelo encerramento destas duas escolas do concelho de Montemor-o-Velho.
A CDU não compreende que o Presidente da Câmara tenha reconhecido o bom trabalho que foi desenvolvido pela Vereadora do PS, Paula Rama, uma vez que não iria encerrar qualquer escola no concelho e que agora sejamos confrontados com esta triste realidade.
Alguém está a prejudicar as famílias e as crianças que frequentam estas escolas. O ministro da educação, Nuno Crato, do governo PSD/CDS PP afirma que as Câmaras Municipais tinham conhecimento e que só encerram as escolas acordadas com as Autarquias.
A CDU relembra que o encerramento de várias escolas no concelho de Montemor-o-Velho iniciou-se pela mão do governo do PS de Sócrates e que o anterior executivo municipal do PSD/CDS aceitou na altura todas as imposições do Ministério da Educação de então.