ASSEMBLEIA MUNICIPAL – CDU DENUNCIA LIXEIRA A CÉU ABERTO EM CANDOSA
A CDU denunciou na Assembleia Municipal a existência de lixeiras a céu aberto no nosso concelho. Como exemplo deu a freguesia de Candosa onde existem tristes exemplos. Questionou o executivo sobre se tinha conhecimento desta situação e sobre que medidas pretendia levar a cabo para resolver a situação.
No seguimento intervenção da CDU, o Presidente da Junta de Freguesia de Candosa negou a denúncia da CDU. Na sequência das dúvidas levantadas, a CDU apresentou um relatório com mais de 30 páginas com fotografias que reflectiam o que se pode observar no local. A situação não é recente, em virtude da idade dos lixos.
A CDU reafirma que não apresenta estes problemas com o intuito de denegrir a imagem pessoal seja de quem for, mas no sentido de alertar as pessoas para a melhoria da qualidade de vida de cada um. Não é mau admitir os erros mas sim não os reconhecer.
35 HORAS - IMPORTANTE VITÓRIA DOS TRABALHADORES DA CÂMARA DE TÁBUA
Na última Assembleia Municipal a CDU voltou a persistir na defesa do horário de 35 horas para os trabalhadores da autarquia. Tal como fez em Assembleias anteriores a CDU alertou o executivo para a grande unidade dos trabalhadores na luta pelo horário de trabalho. Em resposta à CDU, a maioria PS e o Presidente, manifestaram a disponibilidade para reunir com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local para abordar a assinatura de um acordo colectivo que preveja a adopção do horário semanal de 35 horas.
Os trabalhadores da autarquia podem continuar a contar com a CDU.
Em defesa do direito à contratação colectiva que está constitucionalmente consagrado. A persistência, a unidade dos trabalhadores e a luta deram resultados.
Na Assembleia de Freguesia de Tábua a CDU denunciou a falta de saneamento básico em várias localidades da Freguesia. Um dos exemplos é o Boiço que, por sinal, é uma aldeia localizada mesmo ao lado da ETAR de Tábua. A CDU vai continuar a denunciar e a bater-se pela melhoria de condições de vida das populações.
ÁZERE - OS BALDIOS SÃO DO POVO
A Junta da União de Freguesias de Ázere e Covelo levou à Assembleia de Freguesia a proposta de passar para o domínio privado da freguesia o “Rossio do Espadanal”. Terreno que aparece referenciado como Baldio. Os Baldios são terrenos possuídos e geridos por comunidades locais. São compartes os moradores de uma ou mais freguesias ou parte delas que, segundo os usos e costumes, têm direito ao uso e fruição. Os baldios são e devem continuar a ser do Povo!
A CDU defendeu na Assembleia de Freguesia de Ázere que o Papel das juntas de freguesia não pode ser de se apoderarem de terras, mas sim de potenciar a sua gestão pelo Povo. Perante a denúncia da CDU a Assembleia de Freguesia chumbou a proposta do executivo.
25 JULHO - SEXTA - 18 H
DEPUTADO AO PARLAMENTO EUROPEU EM ÁZERE
No próximo dia 25 de Julho, sexta-feira, o deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, vai estar em Ázere, pelas 18h no Pelourinho. O objectivo da visita é de reunir com o Movimento de Utentes das Águas do Planalto para abordar o alto preço da água e as consequências da privatização. A reunião é aberta à população. Participe!