A Organização Regional de Coimbra do PCP esteve representada na edição de 2011 da Festa do Avante que se realizou nos dias 2, 3 e 4 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. A festa organizada pelo Partido Comunista Português, que este ano comemora o seu 90º aniversário, afirmou-se mais um ano como a maior iniciativa político-cultural do país. Durante três dias quem a visitou teve música, cultura, desporto, ciência, gastronomia, solidariedade, convívio, tudo isso se juntou à luta pela democracia, pela liberdade.
O espaço de Coimbra começou a ser concebido há meses e foi construido exclusivamente com o trabalho voluntário de militantes e amigos do Partido que, no seu conjunto, cederam centenas de horas de trabalho militante, abdicando das suas horas de lazer e tempos livres para que fosse possível erger um pavilhão onde para além de se afirmar as propostas do PCP para Coimbra, se divulgou as iniciativas e lutas dos trabalhadores e populações do distrito, mas também se divulga a cultura, a gastronomia e os produtos do distrito de Coimbra.
Os milhares de visitantes da Festa tiveram à sua disposição cinco espaços distintos na zona de Coimbra: um bar, um restaurante, uma venda de produtos regionais, um bar de cocktails e a exposição política.
No Restaurante de Coimbra, a gastronomia regional esteve presente, com a tradicional Chanfana, com o Porco no Espeto (Prato e Sandes) e com o Rancho à Moda de Coimbra e Feijoada de Sames. No Bar de Coimbra os visitantes da festa poderão comer vários petiscos como Pataniscas de Bacalhau, salada de bacalhau não faltarão ainda outros petiscos como as Tapas de Queijo e Chouriço, Bifanas, Sopa à Lavrador e o Vinhos da Região. Na venda Produtos Regionais os pontos de interesse são a doçaria regional Pastéis de Tentugal, Queijadas, Nevadas de Penacova, Barrigas de Freira e os Pastéis de Sta Clara, os Vinhos os Queijos do Rabaçal, e também o artesanato com a Loiça de Coimbra e Peças de Tanoaria.
Quem visitou a festa pode ainda descobrir o Palco 25 de Abril, Auditório 1º de Maio, Avanteatro, exposições de artes plásticas, Palco Novos Valores, Cinema, animação de rua, Palco Arraial, Ciência, Espaço Criança, Festa do Livro e do Disco, Desporto, Espaço Internacional, Espaço da Juventude. Espaços onde encontrará da música clássica ao blues, do jazz, passando pela música pop, do rock, do hip-hop à música tradicional e étnica. Serão dos quatro cantos do mundo centenas de artistas que todos os anos pisam os palcos da festa da Atalaia.
Uma Festa que, perante a violenta ofensiva contra os direitos e aspirações das povo português, assumiu nas dezenas de debates, nas exposições, na abertura e comício de domingo, a exigência de uma mudança na vida do país que dê resposta aos problemas da juventude e do povo.