20130118_jantar_pcp_jernimo.jpg

Jerónimo de Sousa participou, dia 18, num grande jantar realizado na freguesia coimbrã de Castelo Viegas, que contou com a presença de centenas de militantes e simpatizantes do Partido. O Secretário-geral comunista alertou para as consequências da política do Governo e da troika e chamou a atenção para uma contradição: Governo e troika, «de relatório em relatório, de anúncio em anúncio», vão dizendo que o País está «no bom caminho» ao mesmo tempo que avançam com mais e mais austeridade.

Jerónimo de Sousa criticou ainda o PS, considerando que este partido tem de resolver a «contradição insanável» de se afirmar ao mesmo tempo contra as políticas do Governo e a favor do pacto de agressão assinado com a troika. Para o dirigente comunista, não é possível estar contra um conjunto de medidas e a favor do instrumento que as enquadra e preconiza. É por essa razão, sublinhou, que a direita tem o PS «preso pelo rabo», pois este partido foi o primeiro subscritor do chamado memorando de entendimento com o FMI, UE e BCE, que aponta para cortes nos salários e pensões, para a desregulação da legislação laboral e dos direitos dos trabalhadores e que «visa fundamentalmente ajudar a banca e o sector financeiro».

20130118_jantar_pcp_jernimo_2.jpg

Para o PCP, como o próprio lema da iniciativa realçava, a solução para os mais graves problemas do País está na adopção de uma política patriótica e de esquerda por um governo igualmente patriótico e de esquerda. Esta solução, defendeu uma vez mais o Secretário-geral do PCP, está nas mãos do povo alcançá-la, com a sua unidade e a sua luta.