saude.jpgNa senda de ataque aos cuidados de saúde dos portugueses e sua privatização o governo PSD/CDS prepara-se para encerrar do Centro de Saúde Militar de Coimbra (Hospital Militar).

Estas notícias suscitaram grande preocupação junto dos militares utentes e seus familiares desta unidade de saúde, designadamente a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA). A ADFA tem vindo a chamar a atenção para a dimensão significativa dos utentes deste serviço: com deficiência igual ou superior a 60% são cerca de 400 utentes e com deficiências inferiores a 0% são cerca de 2000.

A confirmar-se o encerramento desta unidade de saúde, esta decisão terá prejuízos gravíssimos para muitos militares, ex-militares, designadamente deficientes das Forças Armadas. Considera determinante a salvaguarda do Centro de Saúde Militar de Coimbra pela importância reconhecimento do serviço que assegura aos utentes.

O PCP solidariza-se com os utentes, apela à luta em defesa do Centro de Saúde Militar de Coimbra e já questionou o Ministério da Defesa sobre a matéria:

"1- Confirma o Governo a perspetiva de encerramento desta unidade de saúde?
2- Reconhece o Governo que a confirmar-se, esta decisão terá um impacto muito negativo na
vida destes utentes?
3- Reconhece o Governo que a especificidade desta unidade de saúde e o tipo de utentes que
acompanha justifica a manutenção deste equipamento?"