No dia 1 de Abril, o PCP questionou o Governo acerca do encerramento da Unidade de Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência Nocturna do Hospital Geral dos Covões. Abaixo segue a pergunta.
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
O PCP tomou conhecimento do encerramento da Unidade de Cuidados Intensivos do HospitalGeral dos Covões, bem como da urgência noturna deste Hospital a partir das 22h. O PCP considera esta unidade e o serviço de urgência noturna indispensáveis para fazer cumprir odireito à saúde no distrito de Coimbra. Esta unidade de cuidados intensivos, que estava em funcionamento no período antes do surto epidémico é necessária e indispensável. O serviço de urgência noturna, que encerrou em 2012 (primeiro fruto envenenado da fusão do CHUC) e reabriu por via da pandemia, mostrou-se também indispensável antes e após o pico do surto epidémico. A confirmar-se, o PCP considera escandaloso o seu encerramento. É inaceitável que, à boleia da epidemia, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra encerre estes serviços e prive a população do que são serviços essenciais para a região e para o país. Os sobrecarregados Hospitais da Universidade de Coimbra serão, mais uma vez, o escape para o acelerado desmantelamento dos Covões. Como o PCP alertou, o processo de fusão dos Hospitais de Coimbra veio agravar a sobrecargados serviços, degradar os serviços prestados, bem como as condições dos trabalhadores do CHUC. A reversão da fusão do CHUC é um processo urgente pelo qual o PCP se tem batido e continuará a bater. Não há qualquer justificação válida para o encerramento destes serviços, a não ser o favorecimento do negócio privado da doença que, como se tem constatado, tem prosperado nesta região.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério da Saúde, as seguintes questões:
1) Confirma o Governo o encerramento da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Geraldos Covões? Por que motivo?
2) Confirma o Governo que o Hospital Geral dos Covões vai encerrar a urgência noturna apósas 22h? Por que motivo?
3) A confirmar-se estes encerramentos, como podem os já sobrecarregados HUC dar resposta aos cuidados intensivos e ao serviço de urgência necessários na Região de Coimbra?
4) Num cenário de eventual agravamento do surto epidémico, como vai o CHUC agir perante oencerramento destes serviços?Palácio de São Bento, 1 de Abril de 2021