18 FEVEREIRO - Deputado do PCP visita zonas afectadas pelas cheias no distrito de Coimbra
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João Ferreira, Deputado do PCP ao Parlamento Europeu visitou zonas afectadas pelas cheias no distrito de Coimbra:
09h30 - Visita a locais afectados na cidade de Coimbra;
12h00 - Visita à Baixa de Soure e contacto com populações e actividades afectados pelas cheias;
14h00 - Visita a locais afectados em Montemor-o-Velho, na Freguesia de Santo Varão;
Ramal da Lousã Projecto do PCP relança esperança
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A circulação no Ramal da Lousã foi encerrada a 4 de Janeiro de 2010. Os utentes são desde então transportados de autocarro, por acordo com uma empresa privada. Assim se encerrou um Ramal Ferroviário que servia os populações de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. O pretexto do encerramento foram as obras de implementação do Sistema de Mobilidade Metro Mondego (MM).
A luta em defesa deste ramal começou há muito. A Sociedade MM, fundada em 1996, anunciou a nova solução de mobilidade. O PCP, acompanhando reivindicações das populações e do Movimento de Defesa do Ramal da Lousã (MDRL), desde o início se opôs à implementação da solução MM neste Ramal por não se adequar às necessidades, desde logo pois tratava de implementar uma solução de transporte urbano numa linha de montanha.
O PCP e as populações alertaram que o projecto MM no Ramal da Lousã constituiria uma perda para a capacidade de desenvolvimento da região, seria mais caro, com menos velocidade de circulação (aumentando o tempo de transporte em 25%), menos confortável (com menos lugares sentados), sem capacidade de transporte de mercadorias, sem ligação à rede ferroviária nacional, sem possibilidade de continuação da linha.
A luta foi prolongada, com altos e baixos, mas a persistência e a justeza dos objectivos teve reflexo este ano, com a aprovação do projecto de resolução do PCP na Assembleia da República, que se pronunciu pela: Extinção da Sociedade MM e Devolução do seu património ao domínio público ferroviário e ao domínio municipal (Votos a favor: PCP, PEV, PAN; Abstenção: BE, PS, PSD, CDS) e pela Reposição, modernização e electrificação da linha do Ramal da Lousã (votos a favor de PCP, PEV, PAN, BE, PSD, CDS; Abstenção: PS).
Várias forças políticas demonstraram, durante este processo, hipocrisia e falta de respeito pelas populações. O percurso ziguezagueante destas forças reflete também a persistência da luta. Em 2010 o PCP tinha apresentado um projecto com o mesmo teor - PS, PSD e CDS votaram contra. Em 2015 o PCP apresentou novamente o projecto, PSD e CDS votaram contra e PS e BE abstiveram-se.